Comerciantes do Borba destacam sucesso do Festival Raízes e discutem novos avanços para o turismo

Comerciantes do Borba destacam sucesso do Festival Raízes e discutem novos avanços para o turismo

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta terça-feira (24), no gabinete do prefeito, uma reunião com comerciantes da região do Borba e adjacências que participaram do Festival Raízes do Borba, promovido em janeiro por meio da união entre a Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e os estabelecimentos locais. O encontro foi marcado por agradecimentos, avaliação positiva do evento e debate sobre ações futuras para fortalecer o desenvolvimento turístico da região.
Participaram da reunião o prefeito Ricardo Piorino, a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna Guedes, o diretor do Departamento de Turismo, Fábio Vieira, além de empresários e representantes de restaurantes e empreendimentos do Borba. De forma unânime, os comerciantes elogiaram a iniciativa, ressaltando o impacto positivo do festival na visibilidade dos estabelecimentos e no movimento da região.
Fábio Evaristo, do Restaurante do Paizão, destacou que o evento ajudou a apresentar o local a um novo público. Segundo ele, tradicionalmente o restaurante recebe muitos clientes de Taubaté, mas ainda havia moradores de Pindamonhangaba que não conheciam o espaço. “O festival foi muito importante para divulgar nosso trabalho dentro da própria cidade”, comentou.
Fernando Marcondes, do Rancho Feliz, também ressaltou a relevância da ação. Ele elogiou a Secretaria de Cultura e Turismo por levar um festival para uma área que, segundo ele, ainda não havia recebido esse tipo de valorização. “É uma região antiga, com muitos estabelecimentos e grande potencial turístico, mas que nunca havia sido lembrada dessa forma”, afirmou.
Mário Gomes, do Rancho Mário Gomes, reforçou o reconhecimento dos comerciantes pela parceria com o poder público. Ele agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da continuidade das ações para fortalecer o corredor turístico.
Durante a reunião, o prefeito reafirmou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento da região, mencionando melhorias em estradas, sinalização e outras intervenções necessárias para ampliar a divulgação e o apoio ao turismo no local. “A reunião reforçou a parceria entre Prefeitura e empreendedores, consolidando o Festival Raízes do Borba como um marco positivo para o fortalecimento do turismo rural e gastronômico de Pindamonhangaba e o primeiro de muitos para essa e outras regiões da cidade”, destacou.
A secretária Rebeca Guaragna Guedes informou que a pasta já trabalha em diversos projetos voltados ao Borba, incluindo iniciativas de sinalização turística. Ela ressaltou que o trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada é fundamental para gerar benefícios para toda a cidade.
Encerrando o encontro, o diretor de Turismo, Fábio Vieira, adiantou que o próximo passo do calendário será a realização do Circuito dos Pesqueiros, previsto para englobar o período da Semana Santa. Segundo ele, a programação completa será divulgada em breve.

WhatsApp Image 2026-02-24 at 16.33.21 (1) WhatsApp Image 2026-02-24 at 16.33.20