Projeto Memória da Alegria resgata a história do Carnaval de Pinda na Casa da Igualdade Racial

Projeto Memória da Alegria resgata a história do Carnaval de Pinda na Casa da Igualdade Racial

A Casa da Igualdade Racial recebeu, na terça-feira (10), o encontro inaugural do projeto Memória da Alegria, idealizado por Rute Eliana. A iniciativa propõe transformar lembranças individuais em patrimônio coletivo por meio de rodas de conversa musicalizadas e oficinas que resgatam a tradição da confecção colaborativa de fantasias.
De acordo com Rute, o projeto tem como missão preservar a trajetória de agremiações icônicas como USPP, Charles Anjo 45, Neros e Bruxos, valorizando e evidenciando a forte raiz negra do samba que marca o Carnaval de Pindamonhangaba.
A programação culminará em uma exposição histórica prevista para a primeira semana de julho, em celebração ao aniversário da cidade. Ao destacar a importância desse resgate, a idealizadora reforça: “Carnaval é memória, é identidade, é gente que constrói alegria coletiva”.
Quem tiver fotos, documentos ou relatos e desejar contribuir com essa verdadeira “biblioteca energética” pode procurar Rute Eliana, pelo Instagram @rute_eeliana, para compartilhar e digitalizar suas memórias.

WhatsApp Image 2026-02-12 at 17.26.03

WhatsApp Image 2026-02-12 at 17.26.04 (1)