NOVA DIVISÃO DOS BAIRROS

Algumas ruas da região central deixam de ser do bairro Centro – que se estende até um quarteirão após Prefeitura – chegando à rua Juó Bananére e passando também pela avenida Albuquerque Lins. Bairro do Bosque fica menor e Alto do Cardoso agora é apenas “Cardoso”. Confira todas as alterações clicando no mapa.

Mapa da Zona Urbana do Município de Pindamonhangaba
Lei nº 4.972 de 16 de Outubro de 2009

A Prefeitura de Pindamonhangaba oficializou as delimitações dos bairros urbanos e criou a Lei dos abairramentos, que foi aprovada pela Câmara dia 19 de outubro.

O objetivo é definir e organizar a cidade pelos bairros e facilitar os serviços públicos e de empresas que atuam com um grande número de pessoas, bem como da população – que não terá dúvidas quanto ao endereço. A lei ainda favorece o município, que poderá regionalizar dados estatísticos, como o do IBGE, por exemplo, e permitindo que se tenham dados mais detalhados sobre as áreas, como número de imóveis, habitantes, escolaridade dos moradores, renda, sexo, idade e outros,

De acordo com o diretor de Planejamento, Paulo Amadei, o trabalho foi elaborado em mais de três anos. “Um projeto longo e muito importante, pois classifica as áreas e vai permitir que tenhamos detalhes de cada região da cidade pelo georeferenciamento”.

O secretário de Planejamento, Mauricio Marcondes, disse que o abairramento melhora as condições de prestação de serviços em todo município. “As definições das áreas dos bairros vai facilitar o trabalho dos Correios, Sabesp, Bandeirante, e prestadoras de telefonia, TV digital ou cabo, além de outras empresas que usam frequentemente o endereço da população para instalação e reparos e envio de correspondência. Como as novas delimitações também oferecem vantagens aos Correios, a população terá mais facilidade no envio e recebimento de correspondência”.

Paulo Amadei lembrou que as novas ‘marcações’ dos bairros serão adequadas aos poucos. “Tem muita gente que acredita que vive em um bairro, mas acaba morando em outro. Esse trabalho organiza isso e não deixa dúvidas a ninguém. E esses moradores podem ficar tranqüilos porque a divulgação correta dos nomes dos bairros e a utilização em endereços, escrituras e outros documentos será implementada aos poucos”.

Pelo site da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br), a partir da próxima semana, a população poderá conferir as delimitações dos bairros.