Centro de Memória Barão Homem de Mello

CENTRO DE MEMÓRIA BARÃO HOMEM DE MELLO

Arquivo Histórico e Fototeca - Palacete 10 de Julho

Rua Dep. Claro César, 33 - Centro de Pindamonhangaba/SP

Tel.: (12) 3642-1080 (ramal 7129)

 

1

       

 

Centro de Memória Barão Homem de Mello abriga documentos datados a partir do início do século XVIII mantendo a história de Pindamonhangaba viva e acessível aos munícipes e estudiosos interessados.                       

Estão arquivados aqui alguns documentos provindos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também fundos particulares. Os documentos estão em fase de digitalização (abaixo segue um link atualizado periodicamente com os documentos digitalizados já disponíveis). A consulta presencial de documentos do Arquivo Histórico deve ser previamente agendada pelo e-mail [email protected].

Também contamos com vários exemplares de jornais, datados a partir do séc.  XIX, como os Jornais Tribuna do Norte, 07 Dias e Pindamonhangabense. 

Na área musical obtemos algumas partituras, dentre elas, uma série de Música Sacra do grande maestro João Antônio Romão.

Completando nosso acervo, contamos com milhares de fotos  relacionadas ao povo e a cidade de Pindamonmhangaba em períodos temporais diversos onde contam nossa história através destas ilustrações. Todas as fotos estão disponíveis no site da Fototeca: fototecapinda.org. Nosso acervo está abrigado em um ambiente adequado à manutenção e conservação dos documentos históricos e fotos.

Em nosso espaço também contamos com uma sala onde são realizadas anualmente oficinas culturais gratuitas ao público.           

Em breve estaremos divulgando as oficinas que se iniciarão neste ano de 2026.

 

 

Projeto de Educação Patrimonial - “Pindamonhangaba - Preservando Memórias” 
 
 
O projeto teve início no ano de 2025 e atendeu mais de 500 crianças dos 5º anos das rede municipal de ensino e também alunos das redes estaduais e particulares em um Projeto de Educação Patrimonial chamado “Pindamonhangaba - Preservando Memórias”. 
O projeto também atendeu às bibliotecas dos bairros Castolira e Vila São Benedito.
No ano de 2026 o projeto retoma com as escolas da rede municipal com previsão para início no mês de março.
Também serão convidadas escolas da rede estadual e particular para participarem do projeto.
O projeto visa apresentar aos alunos o nosso rico Patrimônio Histórico e Cultural (bens materiais e imateriais) e a importância de sua preservação.

As escolas que tiverem interesse em participar deste projeto podem realizar o pedido pelo e-mail [email protected].
 
 
 
Documentos digitalizados:
 
Abaixo disponibilizamos os links com o índice de documentos digitalizados e as caixas contendo os documentos digitalizados até o momento (*estes links são atualizados periodicamente):