Pinda sedia VIII Workshop de Plantas Medicinais e fortalece rede de fitoterapia

Pinda sedia VIII Workshop de Plantas Medicinais e fortalece rede de fitoterapia

A APTA Regional de Pindamonhangaba, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, realizou nos dias 21 e 22 de agosto, no Setor de Fitotecnia, o VIII Workshop PEPAMF — o maior encontro gratuito do Vale do Paraíba sobre plantas medicinais, aromáticas e fitoterápicos, somando mais de 260 participantes em dois dias de atividades gratuitas, com palestras, mesas redondas e feira com 30+ expositores de produtos naturais, orgânicos e fitoterápicos de municípios paulistas e também de MG e RJ. Professores e alunos da Fatec Pindamonhangaba participaram como expositores, reforçando a integração ensino–extensão.

No 1º dia, o foco esteve na agricultura de plantas medicinais, com debates sobre produção, regulamentações, espécies com potencial de cultivo e mercados. O programa reuniu pesquisadoras(es), agricultoras(es) e técnicos de instituições como APTA, CATI, CPQBA/Unicamp, além de redes como RAPPA, RAMA, COOPLANTAS e participação do Farm. Eng. Agr. Euclides Lara Cardozo Jr (Toledo/PR), compartilhando experiências que ampliam acesso e qualidade dos insumos.


O 2º dia aprofundou o debate técnico e institucional sobre instrumentos legais e estratégias de implementação de políticas públicas, identificação botânica, mercados e o papel dos fitoterápicos na rede pública de saúde, com a presença de especialistas como Lin Chau Ming, Beatriz Franco Curcio, Amira Rachid e Luiz Sérgio Passos, entre outros. As discussões reforçaram avanços locais e regionais e o protagonismo de produtores, sociedade civil, gestores públicos e pesquisadores na consolidação do PEPAMF.


A secretária de Saúde, Roberta Faria, explicou o impacto dos cuidados contínuos na atenção primária sobre as filas de espera, com ações de prevenção, educação em saúde e uso responsável de fitoterápicos apoiadas por protocolos assistenciais: “Cuidar da saúde antes que a doença avance reduz agravamentos, evita idas desnecessárias ao pronto atendimento e qualifica os encaminhamentos para as especialidades. Quando a UBS resolve mais, a fila anda: liberamos vagas para quem realmente precisa, com mais rapidez e segurança”, disse.


A edição foi realizada pela APTA Regional de Pindamonhangaba, e pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – SAA/SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, CATI, MDAAF-SP, Associação Nova Essência, ACIP, COMEVAP, FUNDAG e FUNDEPAG, com apoio da FAPESP. Este evento reforçou o compromisso com políticas públicas participativas e a promoção do

conhecimento tradicional e científico, inspirando ações futuras em todo o estado de São Paulo.