Prefeitura inicia vacinação contra dengue para profissionais da Atenção Primária à Saúde
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, na segunda-feira (9), a vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Primária à Saúde do município. As doses foram recebidas na última sexta-feira (6), provenientes do Instituto Butantan, e fazem parte da estratégia definida pela Secretaria de Estado da Saúde.
Neste primeiro momento, o município recebeu 293 doses, o que corresponde a cerca de 45% do quantitativo inicialmente previsto. Diante desse número limitado, a vacinação está sendo realizada de forma escalonada, priorizando os agentes comunitários de saúde, além de profissionais da equipe de enfermagem, que atuam diretamente em campo e mantêm contato frequente com a população.
A estratégia segue rigorosamente as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, considerando o perfil de exposição dos trabalhadores e a disponibilidade atual das doses. À medida que novos lotes forem encaminhados ao município, outras categorias que atuam nas unidades de Atenção Básica poderão ser incluídas na campanha.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue para a população em geral ainda não está disponível. Atualmente, a imunização em larga escala está sendo testada em caráter experimental em três municípios brasileiros, e a previsão é de que a ampliação ocorra somente no segundo semestre.
A gestora de Imunização Municipal, Fernanda Batista César Hasman, explicou que a definição dos grupos prioritários é essencial neste momento. “Estamos seguindo todas as recomendações técnicas do Estado e do Ministério de Saúde. Como recebemos um número reduzido de doses, a prioridade são os profissionais que estão diariamente nas ruas e nas residências, como os agentes comunitários de saúde. Assim que houver ampliação no envio de vacinas, o município poderá avançar para outros grupos”, destacou.
A Secretaria de Saúde reforça que novas informações serão divulgadas oficialmente conforme a chegada de mais doses e a definição de novas etapas da vacinação.