Carreta da Mamografia: sucesso em Pindamonhangaba atende 545 mulheres e ajuda a reduzir demanda

Carreta da Mamografia: sucesso em Pindamonhangaba atende 545 mulheres e ajuda a reduzir demanda

Serviço do Governo do Estado, elogiado pela agilidade e pela estrutura, ampliou o acesso ao exame e reforçou a prevenção.

 

Durante as duas semanas que esteve em Pinda, a Carreta da Mamografia atendeu 545 mulheres, um público que representa uma demanda em potencial para a fila de espera do exame na rede pública, contribuindo diretamente para ampliar o acesso ao diagnóstico e agilizar o atendimento em Pindamonhangaba.
A ação, realizada no estacionamento da Prefeitura de Pindamonhangaba, reforçou a prevenção e o cuidado contínuo com a saúde da mulher, ao mesmo tempo em que ajudou a reduzir a demanda reprimida por exames de mamografias no município.
Para muitas mulheres, a ação representou mais do que a realização de um exame: foi a chance de colocar a saúde em dia com mais agilidade. A aposentada Silvia Munhoz, de 71 anos, elogiou o serviço e destacou a confiança na iniciativa. “Fiquei muito feliz com a notícia da chegada da carreta a Pinda e vim logo no primeiro dia garantir meu exame. Sempre que a carreta vem eu procuro participar, já tive duas cunhadas diagnosticadas com câncer de mama graças à carreta e elas receberam todo o tratamento com agilidade, e hoje graças a Deus estão curadas. Por isso é um serviço que confio bastante”, disse.
Já a aposentada Sonia Couto, de 70 anos, disse que a iniciativa facilitou o cuidado com a saúde e ajudou muitas mulheres a não adiarem o exame. “Pra mim, essa carreta é uma grande oportunidade. Com a correria do dia a dia, a gente acaba deixando a saúde pra depois. É importante aproveitar, principalmente quem tem casos na família ou vive com essa preocupação”, relatou.

Próximos passos
É fundamental que as mulheres que realizaram a mamografia encaminhem o resultado ao médico ginecologista para avaliação e acompanhamento, seguindo com o cuidado preventivo, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamentos mais efetivos, com melhores resultados e menos impactos à rotina da paciente. Após a análise médica, caso seja identificada alguma alteração no laudo, a paciente será orientada e encaminhada para avaliação com especialista, garantindo a continuidade do cuidado pela rede.
A secretária de Saúde, Andréia Martins, destacou que o exame é um passo decisivo, mas precisa estar ligado ao acompanhamento médico. “A mamografia é um exame fundamental e precisa ser avaliada pelo médico. É importante que a paciente apresente o resultado ao ginecologista e, caso seja identificada alguma alteração, ela será encaminhada ao especialista, garantindo a sequência do atendimento na rede”, afirmou.
Iniciativas como essa fortalecem as ações de prevenção e aproximam os serviços de saúde da população, ampliando a capacidade de atendimento em períodos de maior procura.