Retrospectiva 2025: Políticas de inclusão avançam com Casa da Igualdade Racial, lançamento do Censo PCD e ampliação de serviços no Espaço Humano

Retrospectiva 2025: Políticas de inclusão avançam com Casa da Igualdade Racial, lançamento do Censo PCD e ampliação de serviços no Espaço Humano

2026 prevê Sala Lilás, expansão do atendimento em Libras e continuidade do PLAMUPIR

 

Em 2025, a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos consolidou ações estratégicas para fortalecer a inclusão, a promoção de direitos e o enfrentamento às desigualdades em Pindamonhangaba, com iniciativas voltadas à igualdade racial e à pessoa com deficiência.

O principal marco do ano foi a inauguração da Casa da Igualdade Racial e da Biblioteca do Povo Negro, equipamento público que também passou a abrigar a sede do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, na Travessa Rui Barbosa, 37, Centro. A entrega ocorreu após revitalização do prédio, com investimento de R$ 258 mil, reforçando um espaço permanente para atividades, diálogo e valorização da comunidade negra.

Durante a inauguração, o município oficializou a progressão para a modalidade plena do SINAPIR, atingindo o patamar máximo de políticas públicas de igualdade racial e ampliando as possibilidades de acesso a recursos, capacitações e articulações federais.

Na pauta da inclusão, a Prefeitura lançou o primeiro censo municipal voltado às pessoas com deficiência, com participação via formulário online e plantões presenciais. A iniciativa busca mapear demandas e subsidiar políticas públicas mais assertivas; em 2022, estimava-se cerca de 11.685 pessoas com deficiência no município.

Outro destaque foi o fortalecimento do Espaço Humano, reunindo ações de cidadania e acessibilidade, atividades culturais e esportivas inclusivas e atendimentos de assistência social e orientação jurídica mediante agendamento.

Ainda em 2025, o município iniciou o atendimento em Libras nos equipamentos públicos, garantindo acessibilidade comunicacional em diversos serviços essenciais, incluindo Paço Municipal, CRAS, unidades de saúde (PSFs e UBSs) e estruturas de atendimento social.

 

Para 2026
- Sala Lilás: espaço de acolhimento sigiloso e humanizado para mulheres vítimas de violência doméstica, com encaminhamento pela Rede Flor de Lótus (fluxo aprovado).
- Plataforma de Libras: ampliação do projeto piloto para facilitar a comunicação de pessoas surdas em atendimentos da Prefeitura.
- Continuidade do PLAMUPIR: manutenção do acompanhamento e das metas do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com agenda de monitoramento e execução integrada.

 

Raio X 2025
Criação da Casa da Igualdade Racial e Biblioteca do Povo Negro
SINAPIR na modalidade plena (patamar máximo)
Censo municipal da pessoa com deficiência lançado
Atendimento em Libras implantado em ampla rede de equipamentos públicos

 

WhatsApp Image 2025-12-19 at 15.42.30

Lançamento Censo PCD

 

WhatsApp Image 2025-12-19 at 15.42.31

HUMANO: Espaço de Identidades

 

WhatsApp Image 2025-12-19 at 15.42.33

Atendimento no Humano