Prefeitura disponibiliza orientações sobre serviços digitais

Prefeitura disponibiliza orientações sobre serviços digitais

Atendimento orienta munícipes com dificuldades tecnológicas no Terminal de Moreira César e no Humano - Espaço de Identidades

Pindamonhangaba implantou a Central de Direitos Humanos Digitais para ampliar o acesso da população a serviços públicos que, cada vez mais, exigem uso de plataformas on-line. A iniciativa atende especialmente munícipes com dificuldades para utilizar ferramentas digitais e é oferecida em dois pontos: no Terminal Rodoviário de Moreira César e no Humano – Espaço de Identidades.
A Central surgiu após a constatação de que muitas pessoas têm pouca familiaridade com tecnologia e acabam encontrando barreiras para acessar direitos e cumprir obrigações, diante da digitalização de atendimentos públicos. De acordo com a secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Felix, o serviço foi criado para garantir inclusão nesse processo. “A Central de Direitos Humanos Digitais foi pensada para garantir que nenhuma pessoa deixe de acessar seus direitos por falta de conhecimento tecnológico”, afirmou.
Diferente de cursos de informática, a proposta tem caráter prático e orientativo, explicando etapas e exigências para resolver demandas reais, promovendo autonomia. Entre os serviços oferecidos estão: Carteira de Trabalho Digital, emissão de certidões e segundas vias, agendamentos em órgãos públicos, emissão da Carteirinha CIPTEA, orientações sobre benefícios para pessoas com deficiência, credenciais de estacionamento para idosos e PCD, registro de boletim de ocorrência on-line, acompanhamento de protocolos via 1Doc e demandas da Ouvidoria Municipal.
Em 2025, foram realizados centenas de atendimentos. Já até 26 de janeiro de 2026, a Central contabilizou 80 atendimentos, com solicitações concluídas, como credenciais de estacionamento, agendamentos no Poupatempo, BO on-line e emissão da CIPTEA, antes feita apenas no Poupatempo de Taubaté.
Para o subprefeito de Moreira César, José Carlos Gomes (CAL), a implantação do serviço no distrito representa um avanço importante na descentralização do atendimento público. “A Central de Direitos Humanos Digitais instalada em Moreira César aproxima os serviços da população e garante mais dignidade no atendimento. É um espaço que resolve demandas reais e facilita o acesso da população aos seus direitos”, destacou.

Serviços prestados pela Central de Direitos Humanos Digitais:
- Emissão e atualização da Carteira de Trabalho Digital
- Assistência para acesso a sites e serviços públicos on-line
- Emissão de segundas vias, certidões e consulta a processos
- Suporte para agendamento em órgãos públicos e demais serviços
- Agendamento de serviços no Poupatempo
- Auxílio no Gov.br (redefinição de senha, aumento de nível, desbloqueio e recuperação da conta)
- Emissão da Carteirinha CIPTEA (Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)
- Orientações sobre benefícios e direitos da pessoa com deficiência
- Emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência
- Auxílio no registro e acompanhamento de protocolos on-line (1Doc)
- Assistência na criação e envio de boletins de ocorrência on-line
- Orientação para registro de denúncias na Ouvidoria on-line da Prefeitura
- Serviços Urbanos: registro de solicitações para manutenção e reparos urbanos

Vale ressaltar que a Central de Direitos Humanos Digitais não possui acesso especial, privilegiado ou interno aos sistemas. O atendimento é de orientação e apoio ao munícipe, indicando caminhos corretos, esclarecendo dúvidas e ajudando no uso seguro e adequado das plataformas digitais.