24/11 - Secretários participam de audiência do Orçamento 2023, que prevê arrecadação de R$ 904 milhões

Secretários e gestores da Prefeitura de Pindamonhangaba apresentaram na noite desta terça-feira (22) aos vereadores e comunidade presente na Câmara de Vereadores as informações sobre a Lei Orçamentária Anual 2023 que prevê uma arrecadação de R$ 904 milhões.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, vereador Felipe Guimarães e a apresentação foi coordenada pelo secretário municipal da pasta, Cláudio Marcelo de Godoy Fonseca.
No comparativo com 2022, o total de receita apresenta uma evolução de 45%. Em 2022, o município projetou uma arrecadação de R$ 621 milhões. “Nos últimos dois anos estávamos trabalhando com uma previsão mais conservadora, porém a tendência de crescimento orçamentário do município já é uma realidade. Isso pode ser comprovado através da aprovação, tanto em 2021 quanto em 2022, de um projeto de lei de superávit, o que agora já está incluso na peça e não deverá ocorrer no decorrer do próximo ano”, explicou Cláudio.
Segundo o secretário, do valor total previsto, R$ 30 milhões são receitas de capital como operação de crédito junto a Desenvolve SP para recapeamento asfáltico. As maiores despesas previstas são a despesa como a aplicação na saúde, que deve consumir 28% do orçamento e na educação com previsão de 26%.
Durante o encontro cada secretário ou adjunto das pastas teve a oportunidade de explanar os principais investimentos previstos para o próximo ano e esclarecer as dúvidas e questionamento dos vereadores e público presente.
Para o prefeito Dr. Isael, Pindamonhangaba vive um momento muito positivo na arrecadação financeira. “Nossa gestão está comprometida em buscar recordes e não poderia ser diferente. Em apenas seis anos podemos arredondar que nossa receita teve um aumento superior a 100%, fruto dos investimentos que estamos recebendo e reflexo da governança positiva que implantamos no município”, afirmou.