Pinda intensifica ações na Semana Nacional de Combate à Dengue
A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou, nesta segunda-feira (10), a Semana Nacional de Combate à Dengue, com uma série de ações integradas que envolvem todas as secretarias municipais. A mobilização segue até sexta-feira (14), com o objetivo de reforçar a prevenção, o controle e a conscientização da população sobre os riscos e cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Divisão de Zoonoses, a programação inclui bloqueios de controle de criadouros, ações educativas, nebulização em áreas de maior incidência, palestras em escolas e uma exposição biológica na Praça da Monsenhor Marcondes, conhecida com Praça das Cascatas, aberta ao público durante toda a semana.
As Unidades de Saúde da Família (USF) também estão engajadas, promovendo rodas de conversa, orientações e atividades de conscientização com pacientes e usuários. Paralelamente, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias realizam visitas domiciliares em diferentes bairros, reforçando as medidas de prevenção e identificando possíveis focos do mosquito.
O chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Leonardo Martuscelli, destacou que a cidade se mantém em alerta devido à circulação simultânea de três sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2 e DEN-3), o que aumenta o risco de casos graves. “Essa combinação de sorotipos exige atenção redobrada da população e das equipes de saúde. A prevenção é a melhor forma de proteção”, afirmou.
De acordo com o coordenador do Programa de Saúde da Vigilância Epidemiológica e chefe de Divisão de Zoonoses, Ricardo Costa Manso, o sucesso das ações depende diretamente da adesão da comunidade. “Todos têm papel importante no combate à dengue. É essencial eliminar qualquer recipiente que possa acumular água dentro e fora de casa”, ressaltou.
Durante a semana, as equipes também intensificam a fiscalização de imóveis abandonados ou desabitados, em parceria com a Fiscalização de Posturas, notificando os responsáveis sempre que forem identificados criadouros do mosquito.
A Semana Nacional de Combate à Dengue é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e Pindamonhangaba participa anualmente com ações locais que reforçam o compromisso do município com a saúde pública, o cuidado coletivo e a prevenção de epidemias.