16/03 - Prefeitura realiza ação de saúde bucal na Praça Monsenhor Marcondes

A Prefeitura de Pindamonhangaba realiza, neste sábado (18), uma ação em alusão ao dia Mundial da Saúde Bucal – 20 de março – para conscientização e prevenção. O evento será das 9 às 12 horas, com a participação de diversos parceiros.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, os alunos de Odontologia da Unifunvic estarão presentes ensinando a escovação e os cuidados com a higiene bucal. Na ocasião, haverá ainda a participação da trupe “Poder do Sorriso” interagindo com as crianças e distribuindo kits com escova e pastas de dentes.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Dia Mundial da Saúde Oral foi lançado em 2007 com os objetivos de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal. As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É importante ressaltar que essas doenças têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

Dicas para garantir uma boa saúde bucal:
– escolher a escova correta;
– escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
– escovar os dentes antes de dormir;
– trocar a escova de dentes a cada três meses;
– eliminar a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
– limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
– ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;
– utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;
– evitar o uso de próteses mal ajustadas;
– evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– ir ao dentista regularmente.