Análise e aprovação de loteamentos passa a ser 100% digital em Pinda

Análise e aprovação de loteamentos passa a ser 100% digital em Pinda

A Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Pindamonhangaba passou a adotar todos os procedimentos para análise e aprovação de loteamentos em formato digital no início deste ano, como já acontecia para liberações de construções civis e empresariais. Com a implantação do formato 100% on-line, a Prefeitura agiliza ainda mais a aprovação ou solicitação de alterações nos projetos e faz com que os empreendedores ganhem tempo, além de economizarem com impressões e custos de gráficas, pois não precisam mais apresentar diversas plantas, certidões, documentos e impressões dos projetos físicos.
“Nosso objetivo é termos os serviços de forma digital, beneficiando os empreendedores e facilitando o trabalho da nossa equipe, que pode a qualquer momento ter acesso ao documento on-line, além de não precisarmos dispor de uma grande área física para armazenamento de plantas”, disse a diretora de Planejamento, Luciana Ayuko Yui. Ela ressaltou que o empreendedor só deverá apresentar uma via dos documentos ao final de todo o processo de aprovação.
O secretário de Obras e Planejamento, eng. Mateus Moraes, afirmou que “a modernização dos processos de recebimento, análise e aprovação de projetos de loteamento contribui com desenvolvimento da cidade, pois acelera o trabalho e oferece facilidades aos construtores, auxiliando no processo de atração de investimentos, que estão entre os objetivos da administração do prefeito Ricardo Piorino".
De acordo com ele, atualmente 17 projetos de loteamentos estão em processo de aprovação. “Isso representa investimentos para Pindamonhangaba, geração de empregos, aquecimento do setor de construção civil, desde contratações de pessoas diretas, indiretas, movimentação nas lojas de equipamentos e produtos do setor da construção. Por fim, é um reflexo e um estímulo para o crescimento da cidade”, explicou eng. Mateus Moraes.
Para o engenheiro civil Lucas Lima, responsável pelo setor de Licenciamento e Incorporação do Grupo Porto Real, que tem um condomínio aprovado para a área da antiga Coca-Cola, no bairro Boa Vista, Pindamonhangaba se destaca pela organização e modernidade. “A adoção de serviços 100% digitais para aprovação de loteamentos é extremamente relevante, pois garante mais agilidade, transparência, padronização e segurança jurídica. Recentemente, conduzimos o licenciamento do empreendimento Riserva Orizon com uma experiência muito positiva, marcada por etapas claras, boa comunicação e fluxo organizado”. Ele ainda elogiou o atendimento dos profissionais da Prefeitura, que são acessíveis e comprometidos. “Pela minha experiência em outras cidades, Pindamonhangaba se destaca como um dos melhores atendimentos do país, reforçando seu compromisso com inovação, eficiência administrativa e desenvolvimento sustentável”.