RETROSPECTIVA 2022 - Educação tem meta de reduzir déficit para vagas em creche e prevê 2023 com muitas obras

A Educação de Pindamonhangaba segue avançando com diversas ações que visam tanto a melhoria da qualidade de ensino quanto da estrutura administrativa e física de seus equipamentos. A Secretaria vem trabalhando prioritariamente para reduzir o número de déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), popularmente conhecidos como creches.
2022 foi um ano de planejamento com nova estruturação do atendimento das unidades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e preparação para inauguração da nova sede administrativa da secretaria que passará a atender em melhores instalações na rua Gal. Júlio Salgado, no bairro do Santana, centralizando as operações e abrindo no espaço uma nova unidade de creche – CMEI.
Além desta unidade prevista para o próximo ano, a Prefeitura deverá inaugurar no primeiro trimestre as novas CMEIs Crispim, Cidade Nova e Jardim Regina e, no decorrer do ano, entregará a CMEI Parque da Palmeiras e Arco Íris, unidades que apresentam ritmo lento para conclusão em virtude de repasse do convênio federal.
Dentro do pacote da educação, outras regiões estão contempladas com ampliações e construções de nova unidade.
Em 2022, a Prefeitura lançou um pacote de obras com investimento de R$ 5 milhões que está proporcionando a realização das seguintes realizações:
- Reforma e ampliação da Escola Municipal Elias Bargis Mathias – Araretama - investimento: R$ 1,18 milhão.
- Reforma e manutenção CMEI - Creche Ruth Dóris Lemos – Bem Viver (Araretama) - investimento: R$ 329 mil
- Reforma e ampliação da Escola Municipal Maria Zara Miné Renoldi dos Santos – Ouro Verde - investimento: R$ 830 mil
- Reforma e manutenção do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico Dr. Francisco Romano de Oliveira - Bela Vista - investimento: R$ 361 mil
- Reforma e ampliação da Escola Municipal Prof. Alexandre Machado Salgado e do antigo prédio da CMEI – creche Durvalino dos Santos – investimento de R$ 1,2 milhão
- Reforma geral do CMEI CAIC Araretama – investimento R$ 1,1 milhão
Boas notícias para 2023 No bairro do Araretama, a Prefeitura lançou ainda o projeto para construção do novo berçário do bairro, e irá investir R$ 3,3 milhões num projeto inédito com conceitos de sustentabilidade. Para o Alto Cardoso, com a desocupação do antigo prédio da Merenda Escolar, as mães da região serão beneficiadas com uma nova creche. E na nova sede da Secretaria de Educação, o atendimento do NAP será ampliado com a inauguração de uma nova unidade.
Importante ressaltar o esforço que a Secretaria de Educação vem realizando para dotar todas as suas unidades com Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB), melhorando a acessibilidade dos equipamentos e garantindo a segurança dos alunos e professores.
Outra novidade para o próximo ano será a duplicação de alunos atendidos no contraturno escolar, passando dos atuais 1.714 para 3.180. A Secretaria trabalha também com a previsão de ampliar o acesso de aulas de inglês para os estudantes dos terceiros aos quintos anos.
Atualmente, o município conta com 14.400 estudantes que utilizam o ensino municipal em 61 unidades escolares sendo que, destas, 20 são CMEIs. Para 2023, com o avanço planejado, o número de estudantes deve ultrapassar a casa dos 15 mil alunos.