Rede Municipal apresenta novos pratos integrantes da merenda escolar

Com o propósito de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos manipuladores de alimentos, assim como valorizar suas práticas inovadoras com receitas para compor o cardápio e que possam contemplar as dezenas de alunos com restrições alimentares foi proposto o concurso “Receitas da Alimentação Escolar” da rede municipal de Pindamonhangaba.
Na tarde do dia 18 de novembro foi realizada a premiação das vencedoras das receitas que irão incorporar o cardápio das escolas em 2023. Luciana Sleiman Ali de Melo, do CMEI Olímpia César, apresentou strogonoff sem lactose e Lúcia Helena Ribeiro Gonçalves, da escola Profa Yvone Aparecida Arantes Correa, banana caramelizada com calda de laranja e acerola.
As vencedoras Luciana e Lucia Helena estavam emocionadas.
“O desenvolver das minhas receitas iniciou com minha filha, que tem intolerância à lactose, então tive que adaptar as receitas para toda a família. Na Prefeitura, a gente tem uma dedicação, faz os pratos para as crianças que têm restrições alimentares e dá uma atenção bem especial às crianças, porque elas merecem. Pra mim, essa receita é um ato de amor para as crianças”, declarou Luciana.
“Gosto muito de trabalhar com as crianças, a gente pega amor. A ideia da minha receita surgiu porque vejo que entre as crianças a banana é a fruta queridinha. Então eu adaptei essa receita e o creme foi inspirado em como a minha mãe fazia para mim quando eu era criança. Isso foi uma inspiração. É com carinho e muito amor tudo o que a gente faz”, afirmou Lucia Helena.
“Parabéns às vencedoras, organizadoras do evento e tod@s que apoiaram a ação”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
O vice-prefeito Ricardo Piorino prestigiou a premiação e parabenizou as vencedoras. “Parabéns à Secretaria de Educação pela iniciativa e parabéns às vencedoras, por esse gesto de usar a criatividade e o amor para criar pratos elaborados e saborosos para as crianças da nossa rede municipal”, destacou.
Histórico - O concurso de receitas na alimentação escolar foi realizado pela primeira vez em 2013, tendo as vencedoras: 1º Lugar - Purê Escolar, elaborado pelas funcionárias Aparecida Moreira, Elicinara de Melo e Rosely Ramos, da EM Vito Ardito. 2º Lugar - Maionese Caseira, elaborado pela funcionária Elisabete Pimenta, da EM Madalena Caltabiano. 3º Lugar - Strogonoff Nutritivo, elaborado pelas funcionárias Silvana da Silva, Ivone Castro e Virginia Teodoro, da EM Paulo Freire.
Em 2016, as vencedoras foram: Arroz Carreteiro Nutritivo, elaborado pelas funcionárias Angela Maria de Oliveira Santos e Rosimeire Aparecida da Silva Couto, da EM Yvone Apparecida A. Corrêa; e Surpresa Rosa, elaborado pelas funcionárias Dayane Ferreira de Siqueira, Rosely Bicudo Ramos, Rosemary Marques Mazzei, da EM Aníbal Ferreira.
Para este ano, a regra das receitas era que fossem saudáveis e nutritivas, de prato salgado e/ou uma preparação doce sem leite e derivados, soja, ovo e trigo, elaboradas exclusivamente com ingredientes enviados pelo Setor de Alimentação Escolar.

9bf9b35c-63d4-4eff-b7a8-7e2d14a864a2