Escola Municipal Professor Joaquim Pereira da Silva desenvolve projeto de responsabilidade social com foco nos ODS

A Escola Municipal Professor Joaquim Pereira da Silva, localizada no bairro Residencial Mantiqueira, desenvolveu, nesse bimestre, o projeto “Boneco do Amor”, envolvendo alunos, professores e familiares. A iniciativa integra as ações da Rede Municipal de Ensino baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) e teve como objetivo trabalhar valores como respeito, cooperação, diálogo e solidariedade, além de incentivar a sustentabilidade.
Sob a orientação da professora Débora, os estudantes do 2°ano A, com apoio das famílias, confeccionaram bonecos utilizando materiais reutilizáveis, como roupas em desuso e outros insumos. Os bonecos foram doados aos alunos do 1° ano B, da professora Jandiara, durante um encontro realizado no dia 7 de agosto, que reuniu familiares e marcou a culminância do projeto.
Além de despertar a consciência sobre o reaproveitamento de materiais e a importância do consumo responsável, a ação promoveu integração entre turmas, estreitou laços com a comunidade e reforçou valores fundamentais para a formação cidadã.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, destacou o impacto da iniciativa. “É uma grande satisfação ver nossas escolas desenvolvendo projetos que unem responsabilidade social, aprendizagem e cidadania. A iniciativa da Escola Municipal Professor Joaquim Pereira da Silva demonstra como a educação pode transformar realidades ao envolver estudantes e famílias em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse trabalho reforça o compromisso da Rede Municipal em formar crianças conscientes, solidárias e preparadas para construir uma sociedade mais justa e inclusiva”.
A diretora pedagógica, Edma Bacelar, também elogiou a proposta. “A iniciativa da Escola Municipal Professor Joaquim Pereira da Silva é um exemplo de como é possível unir aprendizado, responsabilidade social e afeto em um mesmo projeto. Ao envolver estudantes e famílias, a escola promove não apenas a consciência ambiental e o reaproveitamento de materiais, mas também valores fundamentais para a convivência, como respeito, solidariedade e cooperação. Esse trabalho, alinhado à proposta da Rede Municipal e as ODS evidencia a força da educação na construção de uma sociedade mais humana e inclusiva”.
Com iniciativas como essa, a Rede Municipal de Ensino reforça seu compromisso com uma educação de qualidade, que alia práticas pedagógicas, responsabilidade social e os princípios da Agenda 2030 da ONU.