Atividades sensoriais e psicomotoras fortalecem inclusão de alunos autistas em Pindamonhangaba

Atividades sensoriais e psicomotoras fortalecem inclusão de alunos autistas em Pindamonhangaba

As escolas municipais Abdias Júnior e Profª Ruth Azevedo Romeiro, em Pindamonhangaba, realizaram recentemente atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de alunos autistas, unindo ludicidade, contato com a natureza e estímulos motores, em suas Salas de Recursos Multifuncionais.
Uma das dinâmicas, chamada “Meu Jardim”, proporcionou aos estudantes uma vivência multissensorial, explorando visão, olfato, tato e audição por meio do contato direto com elementos naturais. De acordo com a professora da Sala de Recursos Claudia Fadu S. S. e Silva, a proposta teve como objetivo ampliar habilidades cognitivas e emocionais, estimular o processamento sensorial e favorecer a interação com diferentes ambientes da escola.
Outra atividade teve foco no desenvolvimento psicomotor, utilizando música, ritmo e movimento como ferramentas pedagógicas. Os alunos participaram de percursos com cordas, bolas, tatames e petecas, além de exercícios musicais com instrumentos e cantigas infantis. A prática contribuiu para a melhoria do equilíbrio, da coordenação global, da percepção corporal e da linguagem, sempre em um ambiente de cooperação e descobertas.
Os resultados têm sido visíveis tanto na autonomia quanto na socialização dos estudantes. A mãe de um dos alunos, Dianne Cristina da Silva Jeronimo, relatou o entusiasmo do filho, Carlos Daniel, após participar do projeto “Meu Jardim”. Segundo ela, a experiência trouxe motivação e alegria para o dia a dia do estudante.
Para gestora regional de Educação Básica, Tayla Catalina Zarzur Lopes, a ação reafirma o papel transformador da escola no processo incluso. “Essas ações demonstram como a escola pode ser um espaço de vivências significativas que respeitam as particularidades de cada estudante. Ao promover experiências sensoriais e psicomotoras, estamos ampliando as possibilidades de aprendizagem e fortalecendo a inclusão como um direito essencial. O trabalho realizado pelas Salas de Recursos é fundamental para que cada criança tenha oportunidade de se desenvolver em sua totalidade”, destacou.