Alunos da EJA participam de Show de Talentos da E.M. Isabel do Carmo Nogueira
As Escolas Municipais de Pindamonhangaba se uniram em um momento de integração e celebração da arte. No final de outubro, a E.M. Professora Isabel do Carmo Nogueira, localizada no bairro Crispim, promoveu o seu tradicional Show de Talentos, realizado pelos alunos dos 4° anos e por toda a equipe escolar como parte do projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). O evento ganhou um toque especial com a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola vizinha, E.M. Professor Manoel César Ribeiro.
A convite da professora Ana Paula, os alunos da EJA, que têm aulas de musicalização com o professor Murilo, se apresentaram com entusiasmo e alegria, demonstrando o impacto positivo da música em suas vidas.
Para os alunos da EJA, participar de um projeto de musicalização vai muito além da arte. A estudante Ana Gabriela relatou que a experiência foi de grande importância, ajudando no desenvolvimento cognitivo, na expressão e criatividade, na inclusão social e na autoestima – além de servir como uma forma de terapia. “Foi muito emocionante tocar no show de talentos. Toquei muito bem e aprendi muito com essa experiência”, contou.
A professora Ana Paula reforçou a importância da música no processo de aprendizagem dos alunos da EJA. Segundo ela, a musicalização oferece suporte significativo ao desenvolvimento cognitivo e à aprendizagem. “Foi muito gratificante ver o envolvimento dos estudantes e o repertório, com destaque para o clássico ‘Trem das Onze’”, comentou.
Para a diretora da E.M. Isabel do Carmo Nogueira, Kátia Eliza, o projeto foi uma oportunidade de integração e valorização do trabalho coletivo. “O projeto JEPP foi maravilhoso, pois conseguiu envolver toda a equipe escolar, além dos alunos dos 4º anos. Culminar nesta linda apresentação, o ‘Show de Talentos’, foi uma iniciativa inspiradora! E ainda tivemos a valiosa participação dos alunos da EJA, que abrilhantaram o evento”, afirmou.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, expressou sua satisfação com a iniciativa e com a parceria entre as duas unidades escolares. “Iniciativas como esta, que envolvem diferentes escolas e integram os alunos da EJA em projetos culturais e pedagógicos, demonstram o compromisso da Rede Municipal de Pindamonhangaba com uma educação inclusiva e transformadora”, destacou.
