25/01 - Pinda abre inscrições para vagas de creche e prevê 1.000 novas vagas no primeiro semestre deste ano

A Prefeitura de Pindamonhangaba abriu na última segunda-feira (23) as inscrições para as vagas em creches, nos Centros Municipais de Educação (CMEIs). Segundo a Secretaria de Educação, somente no primeiro semestre deste ano, o município irá ampliar em 1.000 novas vagas com aberturas de cinco novos CMEIs.
As inscrições devem ser feitas pelos sites http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/ ou http://www.educapinda.net.br. A liberação de vagas obedecerá a critérios técnicos, priorizando as famílias que mais precisam.
O critério para classificação seguirá a seguinte ordem: 1- renda per capita; 2- mães/pais/responsáveis legal “solo” e 3- data de inscrição. A Prefeitura ressalta que, mãe, pai ou responsável legal que identificar-se como “solo”, ou seja, a única pessoa responsável por cuidar, alimentar e educar a criança, deverá apresentar uma declaração da situação. A veracidade das informações apresentadas será de inteira responsabilidade dos representantes legais da criança.
Ao final da inscrição, será fornecido um protocolo de confirmação do cadastro solicitando que aguarde contato do Diretor do CMEI para efetivação da matrícula, quando houver vaga disponível.

Novas creches
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba informou que neste ano está trabalhando para atender 14.430 alunos da educação infantil, que contempla creche (crianças de até três anos), pré-escola (quatro e cinco anos) e estudantes do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). Deste total, 5.281 alunos serão atendidos na educação infantil.
A Prefeitura irá entregar no próximo dia 7 de fevereiro a nova CMEI Crispim e ainda no primeiro semestre deverá inaugurar também as novas unidades nos bairros Alto do Tabaú, Araretama, Cidade Nova e Jardim Regina. As unidades do Parque das Palmeiras e Arco Íris, que estão sendo construídas com recursos do Governo Federal, serão as próximas a entrar em funcionamento.
“Já iniciamos o nosso calendário com o retorno dos diretores das unidades escolares que ocorreu na última segunda-feira (23) para início do planejamento e os professores, que estão de férias, retornam a partir do dia 1º de fevereiro com ações de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem e para o planejamento da acolhida dos estudantes ”, afirmou a Secretária de Educação, professora Luciana Ferreira.