FESTE: Espetáculos para crianças e oficinas formativas aquecem a programação

FESTE: Espetáculos para crianças e oficinas formativas aquecem a programação

Os esperados espetáculos infantis do 47º FESTE – Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba começaram nesta terça-feira (11), com a apresentação de “Leila, a Baleia”, pelo grupo Coletivo Comover, no Teatro Galpão. O espetáculo foi bastante aplaudido pelos espectadores – crianças, adolescentes e adultos – que acompanharam a história bastante atentos. De maneira lúdica e poética, a montagem tratou de temas delicados, como assédio e violência contra crianças, usando a relação da protagonista com a baleia como metáfora para proteger segredos, dar nome aos medos e buscar ajuda. A encenação utilizou bonecos e elementos de papelão em uma proposta cenográfica sustentável, criando imagens fortes e delicadas ao mesmo tempo, que ajudam o público a refletir sobre o assunto com sensibilidade e cuidado.

Além dos espetáculos, o FESTE 2025 reforça seu caráter educativo e de formação, com uma programação de oficinas que acontecem em paralelo às apresentações, ampliando o acesso da população às artes cênicas e ao universo da criação teatral.

Oficinas formativas gratuitas

As oficinas formativas do 47º FESTE estão movimentando a programação do evento e abrindo oportunidades de aprendizado para artistas, estudantes e interessados em geral. Totalmente gratuitas e abertas ao público, elas complementam a experiência do festival e fortalecem a cena cultural da cidade.

A primeira etapa formativa do FESTE foi bem recebida pelo público. No domingo (9), a Casa Patchô recebeu o “Encontro Formativo: Produção para Todes”, com Cynthia Margareth, do coletivo Aflorar Cultura. A oficina foi voltada a jovens, estudantes, artistas e pessoas interessadas em produção cultural e economia criativa. Em formato de conversa e conteúdo expositivo, a atividade discutiu como tirar projetos do papel, estruturar ações artísticas e fortalecer redes colaborativas, aproximando o público dos bastidores da gestão cultural.

Na segunda-feira (10), o Teatro Galpão sediou a aula-espetáculo “O Objeto no Teatro de Animação”, com Lílian Guerra. A oficina apresentou, em formato de conferência-espetáculo, um panorama sobre o uso do objeto em cena, intercalando teoria e demonstrações práticas. O público pôde conhecer diferentes formas de manipulação e perceber como objetos do cotidiano podem ganhar vida no palco, em diálogo direto com a imaginação da plateia.

Essa programação formativa do FESTE conta ainda com mais uma atividade: no próximo sábado (15), às 10 horas, o Bosque da Princesa recebe a Aula Aberta – Oficina de Teatro para Cortejos Cênicos, com a Severina Cia de Teatro. Inspirada em manifestações populares como maracatu, bumba meu boi e carnaval, a vivência é indicada para todas as idades e convida o público a experimentar ritmos, jogos teatrais e a construção coletiva de um corpo cênico voltado para ocupação dos espaços públicos.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, o FESTE é um exemplo concreto de como o fomento à cultura transforma a cidade. “Ao oferecer oficinas gratuitas e acessíveis, nós formamos novos artistas, fortalecemos os grupos locais e aproximamos ainda mais a população do teatro, fazendo de Pindamonhangaba um território vivo de criação e diversidade cultural”, destacou.

A programação de oficinas e espetáculos adultos, infantis e de rua do Feste é totalmente gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura: www.pindamonhangaba.sp.gov.br/feste


Próximos espetáculos do FESTE 2025

Quarta-feira (12)
- 10h e 15h – Centro Cultural do Araretama – Por um Mundo Cheio de Narizes Vermelhos (infantil, livre).
- 19h – Teatro Galpão – A Importância de Ser Prudente (Mostra Adulta, 12 anos, comédia de costumes).

Quinta-feira (13)
- 20h – Teatro Galpão – Tribobó City (Mostra Adulta, 14 anos, comédia).

Sexta-feira (14)
- 15h – Estação Cidadania – Na Palma da Mão (infantil, livre, musical).
- 20h – Teatro Galpão – performance musical “Duo Tamboral apresenta: Tributo a Chico César” (livre).

Sábado (15)
- 16h – Teatro Galpão – Maria de uma Rima Só (infantil, livre, tragicômico poético-popular).

- 20h – Auditório da FASC – A Barca do Inferno (Mostra Adulta, 14 anos, drama).

Domingo (16)
- 20h – Teatro Galpão – Vestígios de Alguém que Não Pôde Falar (Mostra Adulta, 14 anos, drama).

 

WhatsApp Image 2025-11-11 at 17.18.53 WhatsApp Image 2025-11-11 at 17.18.53 (1)

WhatsApp Image 2025-11-11 at 17.18.55