Pinda sedia encontro regional sobre inovação e o futuro das bibliotecas no Vale do Paraíba

Pinda sedia encontro regional sobre inovação e o futuro das bibliotecas no Vale do Paraíba

O Palacete 10 de Julho foi palco de um importante encontro voltado à inovação e ao fortalecimento das bibliotecas públicas, na sexta-feira (27). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, em celebração ao Mês do Bibliotecário, reuniu profissionais de diversas cidades do Vale do Paraíba e bibliotecários locais para discutir o tema “Inovação, liderança e fomento: O Futuro das nossas Bibliotecas”.
Com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube (TV Pinda), a solenidade contou com o cerimonial da presidente da Fundação Dr. João Romeiro, Cíntia Martins Camargo, e estiveram presentes a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, o diretor de Cultura, Paulinho Faria, e a diretora de Comunicação, Fernanda Munhoz, reforçando o apoio institucional ao setor.
Palestras e Debates - A programação contou com palestras da presidente do CRB-8, Ana Claudia Martins, e da conselheira Marciana Leite Ribeiro, que abordaram o fortalecimento da categoria e a organização das microrregiões. Durante os debates, temas contemporâneos como o impacto da Inteligência Artificial no cotidiano das bibliotecas e a necessidade de políticas públicas sólidas voltadas aos bibliotecários foram os eixos centrais das discussões.
Um dos grandes destaques do dia foi a participação da bibliotecária da Biblioteca Ver. Rômulo Campos D’Arace, Carmen Pamplin, que trouxe reflexões do XII Congresso Nacional de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), em Granada, na Espanha, onde foi a única brasileira presente. A bibliotecária destacou que Pindamonhangaba já está alinhada às tendências globais de transformar bibliotecas em centros de convivência e efervescência cultural.
Exemplos como as oficinas gratuitas da Secretaria de Cultura e Turismo, do projeto Reinvente do Fundo Social, além dos saraus da Academia Pindamonhangabense de Letras e da Quarta Cultural, mostram que o município já executa o conceito de biblioteca moderna. “Precisamos entender que as bibliotecas são muito mais do que um depósito de livros; elas são espaços de transformação social e promoção da cidadania. A Biblioteca é Viva e deve ser ocupada como um centro pulsante de cultura e aprendizado para toda a comunidade”, afirmou Carmen.
Para materializar o poder da leitura, foi distribuído aos participantes o projeto “Cura Literária”. Idealizado por Carmen em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação João Romeiro, o projeto consiste em um “remédio literário” que incentiva o hábito da leitura.
Troca de Experiências - Durante a roda de diálogo, mediada por Angelita Claudino, os bibliotecários tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e refletir sobre os desafios da atuação profissional nas diferentes realidades da região. A bibliotecária Carmen Pamplin também relembrou sua trajetória e a história da Biblioteca Ver. Rômulo Campos D’Arace, reforçando a importância desses espaços na formação cultural da comunidade.
O momento ganhou um tom especialmente sensível com a participação do diretor de Turismo, Fábio Vieira, que relembrou sua atuação na biblioteca quando ainda funcionava no Bosque da Princesa. Em sua fala, destacou a importância do espaço em sua formação e expressou reconhecimento e gratidão aos profissionais que dedicam suas vidas à promoção da leitura e do conhecimento.
Após um sorteio entre os presentes, o evento foi encerrado com uma visita à Casa da Igualdade Racial e Biblioteca do Povo Negro – Espaço Dr. Luiz Gama, localizada atrás do Palacete 10 de Julho. Os participantes conheceram o objetivo do espaço — que promove a educação antirracista e a valorização da cultura negra — e exploraram o acervo e a história do local.
“A presença de bibliotecários de toda a região em nossa cidade mostra que Pindamonhangaba é um polo de diálogo e inovação cultural. Queremos que nossas bibliotecas sejam espaços vivos de cidadania e que o acesso à informação seja o pilar do desenvolvimento do nosso município”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna.

WhatsApp Image 2026-03-30 at 17.12.28 WhatsApp Image 2026-03-30 at 17.12.28 (1)

WhatsApp Image 2026-03-30 at 17.12.29 WhatsApp Image 2026-03-30 at 17.12.31