Bibliotecária de Pinda participa do Congresso Nacional de Bibliotecas Públicas na Espanha
A bibliotecária Carmen Lídia Pamplin, da Biblioteca Pública Municipal Vereador Rômulo Campos D’Arace, representa o Brasil no XII Congresso Nacional de Bibliotecas Públicas, que se iniciou na quarta-feira (5) e termina sexta-feira (7), no Palácio de Congressos de Granada, na Espanha. O evento é promovido pelo Ministerio de Cultura de España e reúne mais de 500 profissionais da área, entre bibliotecários, gestores culturais e pesquisadores de diversos países.
Carmen foi selecionada pela instituição Iberbibliotecas para receber uma das bolsas internacionais concedidas a profissionais que se destacam por suas ações em prol do fortalecimento das bibliotecas públicas na Ibero-América. A bibliotecária integra um grupo de sete bolsistas estrangeiros – sendo a única representante do Brasil nesta edição.
Com o tema “Bibliotecas públicas: donde la cultura se hace derecho” (Bibliotecas públicas: onde a cultura se torna um direito), o congresso aborda assuntos como direitos culturais, incluão digital, sustentabilidade, inovação e mediação de leitura.
“Estar aqui é uma honra e uma oportunidade única de aprendizado. É emocionante trocar experiências com colegas de tantos países e perceber como, em diferentes contextos, as bibliotecas cumprem papéis essenciais na vida das pessoas”, afirmou Carmen, durante o segundo dia do encontro.
A participação da bibliotecária é a demonstração do papel ativo dos profissionais brasiliero e pindamonhangabense no cenário internacional, destacando o reconhecimento das políticas públicas voltadas à democratização do acesso à cultura e à informação.
O congresso segue até sexta-feira (7), com mesas de debate, apresentações de projetos e troca de experiências entre instituições da Ibero-América.
Aos interessados sobre o evento, pode se acessar a programação completa pelo site www.cultura.gob.es/congresobp/portada/2025/programa.html
