Conselho Municipal do Idoso celebra Outubro Dourado com ações de conscientização
O Conselho Municipal do Idoso (CMI) segue celebrando o Outubro Dourado, mês dedicado ao enfrentamento do etarismo e do capacitismo, com atividades voltadas à valorização da pessoa idosa e à promoção do respeito e da inclusão.
Nesta edição, na terça-feira (21), os idosos da OSC Terapia e Lazer foram recebidos com um caloroso abraço, café da manhã, música, dança e uma reflexão sobre a importância de combater preconceitos relacionados à idade. Durante a atividade, o professor Joel abordou a importância da ação consciente contra o etarismo, enquanto a presidente do CMI, Sueli Macedo, acompanhou as ações junto aos participantes. Também marcaram presença o subprefeito de Moreira César, José Carlos Gomes “Cal”, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Simone Braça, e conselheiras do CMI, fortalecendo o diálogo entre gestão pública e sociedade civil.
A programação do Outubro Dourado seguiu, nesta quinta-feira (23), com mais uma celebração especial realizada no ACCI de Moreira César, em homenagem à Pessoa Idosa. O encontro contou com uma roda de conversa entre o CMI e a equipe técnica do ACCI, abordando o enfrentamento ao etarismo e ao capacitismo, além de um momento de comunhão calorosa com um delicioso café compartilhado entre os participantes.
As ações são uma realização do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Fundo de Solidariedade, reforçando o compromisso do município com a valorização, o acolhimento e a participação ativa das pessoas idosas.
“Celebrar o Outubro Dourado é reconhecer a importância de cada idoso em nossa sociedade. Momentos como este nos lembram que respeito, cuidado e participação ativa são essenciais para uma cidade mais inclusiva”, destacou a coordenadora da Casa dos Conselhos, Simone Braça.


