Pindamonhangaba se prepara para o 2º Fórum Interconselhos 2025

Pindamonhangaba se prepara para o 2º Fórum Interconselhos 2025

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Casa dos Conselhos, em parceira com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizará no sábado (25), no Senac Pindamonhangaba, o 2° Fórum Interconselhos do município. O evento tem como tema central “Unindo Saberes e Vozes: o papel dos Conselhos no desenvolvimento de Pindamonhangaba” e reunirá representantes de diversos conselhos municipais, gestores públicos, profissionais e a sociedade civil em um grande espaço de diálogo e construção coletiva.
O Fórum é um espaço democrático e participativo, que busca fortalecer as políticas públicas locais por meio da integração entre diferentes áreas, como assistência social, cultura, saúde, meio ambiente, educação e direitos humanos.
A programação inclui palestras, mesas de debates e grupos de trabalho (GTs), nos quais os participantes discutirão propostas práticas voltadas ao desenvolvimento justo, sustentável e inclusivo da cidade. Os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:
1. Governança participativa e fortalecimento dos conselhos;
2. Justiça climática e transição ecológica;
3. Economia regenerativa e inclusiva;
4. Cuidado com a vida e bem viver.
As inscrições online podem ser realizadas até sexta-feira (24), pelo formulário disponível no link https://bit.ly/interconselhos, e também haverá credenciamento presencial no local. Universitários participantes terão direito a certificado.
A secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da participação popular. “Os conselhos municipais são fundamentais para garantir transparência, controle social e a construção de políticas públicas que reflitam as reais necessidades da população. Esse fórum é a prova de que Pindamonhangaba valoriza o diálogo e a democracia participava”, afirmou.
De acordo com a coordenadora da Casa dos Conselhos e integrante da comissão organizadora, Simone Braça, o Fórum é uma oportunidade de troca entre diferentes segmentos da sociedade. “O Interconselhos é um espaço para unir saberes, ouvir as diversas vozes que compõem a cidade e pensar juntos em soluções concretas para o futuro de Pindamonhangaba”, destacou.