03/12 - Bibliotecas municipais realizam novos inventários e dão dicas aos munícipes no período da pandemia

As Bibliotecas Públicas Municipais de Pindamonhangaba estão realizando, desde maio, inventários de mais de 100 mil itens que compõem o acervo público. Além de livros de literaturas brasileira, estrangeira e em braille, estão sendo verificados CDs, DVDs e os itens da gibiteca e da hemeroteca.
De acordo com informações da Biblioteca, esse trabalho ajuda a ter um controle de todo o material do acervo, verificando item por item, atualizando dados como inserção de sinopse, na parte de levantamento de perdas e o que é necessário trocar e efetuar a reposição.
É importante enfatizar que muitos livros não foram devolvidos, mesmo sendo feita toda a conscientização sobre a importância da devolução. Neste momento de pandemia, as bibliotecas adotaram novas regras específicas. O cadastro de novos leitores, empréstimo e devolução são os serviços oferecidos à população neste momento.
A devolução de materiais emprestados pode ser feita na entrada ou na área de atendimento da biblioteca aberta. Os livros emprestados precisam ser devolvidos na biblioteca de origem. Referente a penalidades de atraso dos livros que estão emprestados, com vencimento durante o período da pandemia, e referente a outros períodos anteriores à pandemia, poderão ser devolvidos, sem prejuízos ou suspensões aos leitores.
Não é necessário agendar um horário para ir a alguma biblioteca, precisa apenas respeitar as diretrizes de segurança e distanciamento social orientadas pela equipe local.
É necessário realizar um cadastro na biblioteca para retirar os livros, apresentando o RG e também um dos comprovantes de residência com seu nome, de seus pais ou cônjuge. No caso de atualização de cadastro é feita se existir alguma mudança como troca de endereço, telefone, e-mail ou nome. O cadastro é único e vale para todas as bibliotecas públicas municipais de Pindamonhangaba.
Existe a opção de consultar o livro desejado online no Catálogo Online no site da prefeitura municipal https://pindamonhangaba.sp.gov.br/servicos-ao-cidadao/bibliotecas-municipais para saber em quais bibliotecas estão disponíveis os livros selecionados. A pesquisa pode ser feita por título, autor ou assunto. Se for presencialmente, pode ser solicitada ao funcionário a verificação da existência do livro no acervo.
É possível retirar até 2 livros e 3 revistas, com prazo de devolução para até 15 dias. Também é possível renovar a reserva por telefone.