30/08 - Escola João Martins de Almeida realiza visita ao Palacete 10 de Julho

A Escola Prof. João Martins de Almeida –PEI, por meio da eletiva “Mochileiros JMA”, realizou na última semana uma visita ao Palacete 10 de Julho. O grupo foi recepcionado pela equipe do Departamento de Turismo da Prefeitura, tendo à frente o diretor Fabio Vieira.
De acordo com a professora Maria Wilza Duque Domingues, a intenção dessa eletiva é oportunizar que os alunos possam “conhecer, valorizar e preservar nossas heranças culturais, nossos patrimônios para que não sejam vandalizados e destruídos e que nossos jovens sejam agentes multiplicadores em sua comunidade”. Assim, foi buscada parceria com o Departamento de Turismo de Pindamonhangaba. “Fui prontamente atendida por meio de visita monitorada e palestra pelo diretor Fabio Vieira e equipe com o Sr. Edson e Suelen, o que gerou encanto e curiosidade entre meus alunos, afinal, grande parte desconhece nossos patrimônios”, relatou a professora, complementando que a visita ainda despertou nos alunos a curiosidade de saber e conhecer mais sobre outros locais da cidade e sua história.
Segundo a professora Maria Wilza, a literatura científica define Turismo como um fenômeno socioeconômico, que consiste no deslocamento temporário e voluntário de um ou mais indivíduos que, por fatores que envolvem a motivação humana, saem do seu local de residência habitual para outro local, gerando novas relações de importância cultural, social, econômica e ecológica entre os núcleos emissores e receptores. “Dessa forma, o turismo dialoga com todas as áreas do conhecimento e é urgente o engajamento de crianças, adolescentes e jovens no processo da atividade turística. Através de diversas situações o aluno poderá aperfeiçoar o olhar crítico, o senso de preservação, sentir-se pertencente ao município e/ou a região e prepará-lo para o mundo do trabalho. Envolve a dimensão do turismo local, regional e global, sua relevância na valorização da identidade e preservação do patrimônio histórico-cultural das localidades bem como a necessidade do seu desenvolvimento responsável”, afirmou a professora, que relatou elogios de todos os alunos após a visita.