Projeto “Preservando Memórias” recebe alunos do Colégio Siciliano

Projeto “Preservando Memórias” recebe alunos do Colégio Siciliano

O Projeto de Educação Patrimonial “Pindamonhangaba – Preservando Memórias” recebeu, na terça-feira (2), os alunos do Colégio Siciliano para mais uma atividade de aprendizado e valorização da história local. Foram realizadas duas visitas: no período da manhã, participaram 10 alunos do 3º ano, acompanhados da professora Fabiane; e no período da tarde, 20 alunos dos 4º e 5º anos, junto às professoras Rita e Krysia.
O projeto, mais uma vez, uniu conhecimento e diversão, proporcionando às crianças uma experiência única de contato com o patrimônio cultural da cidade. “A visita ao museu foi uma experiência muito especial. As crianças ficaram felizes e curiosas, aprenderam bastante sobre a história da cidade. Foi um momento de aprendizado e descobertas, valorizando a importância de conhecer e preservar nossas memórias”, destacou a professora Fabiane.
Para a professora Rita, a experiência foi uma oportunidade única de aprendizado e encantamento tanto para as crianças, quanto para as professoras. “Foi uma visita enriquecedora aos alunos. A atividade permitiu ampliar o conhecimento sobre a história local e proporcionou um contato direto com importantes patrimônios culturais. Durante o passeio, as crianças observaram atentamente cada detalhe do acervo e dos ambientes preservados”, ressaltou.
“Pudemos conhecer personagens marcantes do passado da cidade e compreender melhor a importância da preservação histórica. A visita despertou nas crianças a valorização do patrimônio cultural e a consciência sobre a relevância da memória coletiva para a construção da identidade de uma comunidade. Agradecemos aos mediadores culturais Thaís, Flávio e Miriam, que tornaram esse passeio ainda mais especial, com explicações cativantes e atenciosas”, agradeceu a professora Krysia.
A condução das atividades é realizada pela servidora Thais Victoria Lorena Moreira, gestora do Centro de Memória Barão Homem de Mello, que comentou como as visitas são importantes para as crianças. “Mais do que transmitir conhecimento, essas visitas despertam nas crianças um verdadeiro sentimento de pertencimento. O Projeto de Educação Patrimonial tem como objetivo apresentar às novas gerações o nosso Patrimônio Histórico e Cultural, mostrando a importância da sua preservação. Queremos que cada criança tenha a oportunidade de conhecer, valorizar e se conectar com a história e a cultura do nosso povo”, declarou.
O diretor de Cultura, Paulinho Faria, comentou como o papel do projeto cumpre a aproximação das novas gerações com a história e a memória de Pindamonhangaba. “Despertar nas crianças o interesse, a curiosidade e o orgulho pelo lugar onde vivem é o nosso compromisso com a preservação do nosso patrimônio cultural”, disse.

WhatsApp Image 2025-09-10 at 16.14.59 (1) WhatsApp Image 2025-09-10 at 16.14.58