Tributo Digital

Tributo Digital

O Tributo Digital é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba que visa gerar economia e conforto para os contribuintes.
Em substituição aos carnês em papel, a partir de 01 de janeiro de 2022 os demonstrativos de lançamentos e as guias para o pagamento de IPTU e taxas imobiliárias (ISS Fixo e Taxas de Localização e Funcionamento) estarão disponíveis na internet para 100% dos contribuintes de Pindamonhangaba.
No site da Prefeitura de Pindamonhangaba o IPTU, ISS Fixo, Taxas de Localização/Funcionamento e demais Taxas Digital poderá ser visualizado e feito o pagamento pela internet utilizando os códigos de barras disponibilizados ou pelos canais digitais. Caso opte, o contribuinte poderá imprimir as guias do carnê digital em sua casa.

 

Para atualizar seus dados cadastrais e passar a receber eletronicamente seus tributos diretamente no seu email e celular clique

Clique aqui para atualizar seu cadastro

 

O contribuinte que apresentar dificuldades com a internet, poderá realizar na Prefeitura e Sub. Prefeitura a atualização cadastral do endereço eletrônico para receberem seus respectivos carnês.

 

Perguntas Frequentes

 

Quais os motivos da Prefeitura não estar mais imprimindo e entregando os carnês Físicos (papel)?

A emissão digital é mais moderna e permite que o contribuinte acesse seu próprio carnê pela internet, gerando economia de recursos públicos referentes à impressão e entrega das guias. A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do tributo IPTU, ISS Fixo, Taxas de Localização/Funcionamento e demais Taxas em 2022. Atualmente, são mais de 79 mil lançamentos de tributos, que geram uma grande despesa entre impressão e distribuição das guias.

 

Quem pode aderir ao Tributo Digital?

 

Todos deverão aderir! A Adesão estará disponível na internet, no site da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, para o responsável tributário que atenda cumulativamente aos seguintes requisitos:

  1. estar com os dados cadastrais atualizados;
  2. no caso de pessoa física, estar regularmente cadastrado e ter acesso ao Portal E-Tributo. Se você não possuir acesso a algum destes, verifique os procedimentos para se habilitar clicando aqui; e
  3. no caso de pessoa jurídica prestador de serviços, estar regularmente inscrito para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Se você não possuir acesso a algum destes, verifique os procedimentos para se habilitar clicando aqui.

 

Qual é o procedimento para efetivação da adesão?

 

Basta acessar o Portal E-Tributo e clicar em E-Tributo – Atualização Cadastral, informar Número do Cadastro Imobiliário e CPF do responsável pelo imóvel, após isso atualizar os dados.

OBS: A informação de dados incorretos acarreta em fraude!

 

Onde o contribuinte encontra o número do cadastro imobiliário?

No carnê impresso do ano de 2020, ou de anos anteriores, é possível ter acesso ao cadastro imobiliário, que é composto por 2 letras e 12 números.

 

A solicitação de adesão ou cancelamento de adesão ao Tributo IPTU, ISS Fixo, Taxas de Localização/Funcionamento e demais Taxas Digital pode ser feita
a qualquer tempo?

A Prefeitura de Pindamonhangaba tem se modernizado e com isto gerado economia aos cofres públicos, retornando os ganhos ao cidadão, logo não haverá opção de envio do IPTU pelos correios, a emissão será somente pelos meios digitais.

 

O contribuinte continuará recebendo o carnê em papel?

 

Não. A opção de recebimento de carnê de tributo por meio digital acarretará, automaticamente, a dispensa do envio postal do impresso de aviso de lançamento/guia de arrecadação (carnê).

 

O contribuinte poderá requerer a cópia impressa do carnê?

 

Sim, nos postos de atendimento presenciais. Não haverá custo adicional. Porém para a sua praticidade, faça sua atualização cadastral e receba eletronicamente seu IPTU.

 

As imobiliárias continuarão a receber os carnês referentes aos imóveis sob sua administração?

 

Não serão entregues carnês de IPTU/taxas às imobiliárias, o responsável tributário receberá o carnê em meio digital.

 

Como o contribuinte será avisado quanto à disponibilização do carnê digital?

 

O responsável tributário optante pelo IPTU DIGITAL receberá aviso, por e-mail, quando for disponibilizado o carnê digital de IPTU/Taxas.

 

Como proceder para alterar o endereço de e-mail?

 

As alterações de endereço de e-mail deverão ser realizadas no cadastro do Portal E-Tributo.

 

Como o contribuinte fará o pagamento do carnê digital?

 

O pagamento poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras que existe no boleto. Se preferir, poderá imprimir a guia eletrônica e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento.

 

As comunicações recebidas por e-mail são consideradas notificação de lançamento?

 

Não. A notificação do lançamento tributário continuará sendo feita pelo Diário Oficial do Município.

 

Tenho dúvidas ainda, como faço contato?

 

Para maiores informações, entre em contato com a Prefeitura;

Por telefone: SAC - Serviço de Atendimento ao Contribuinte - Telefone: (12) 3644 6000

Pela internet : https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento

Agendamento: http://cedah.pindamonhangaba.sp.gov.br/cedah/app/agenda-cadastro

Pessoalmente: Paço Municipal - Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso n. 1400, Alto do Cardoso

Obs: Mesmo pessoalmente, será agendado mediante disponibilidade e controle de aglomeração