Pindamonhangaba mantém excelência e reforça compromisso com cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes

Pindamonhangaba celebra mais uma conquista na gestão pública: a manutenção da certificação ABNT NBR ISO 37120, no nível máximo Platina, durante a segunda manutenção do processo de auditoria. Esta certificação, voltada para Indicadores de Desempenho para Cidades Sustentáveis, reafirma o compromisso do município com uma governança baseada em dados concretos, transparência e resultados reais.
A cerimônia de entrega da certificação será realizada na próxima quarta-feira, dia 20 de agosto, às 11 horas, no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba (Alto do Cardoso).
Em 2025, o município manteve o alto desempenho nos indicadores da ISO 37120 e isso fortalece, consolida Pinda como referência nacional em gestão pública inovadora, sustentável e preparada para enfrentar desafios.
A Manutenção da Certificação é mais do que um título: representa a responsabilidade da gestão em manter a cidade com os níveis elevados e a capacidade da cidade de planejar o presente e preparar o futuro, criando condições para atrair investimentos, gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Cada indicador alcançado reflete políticas públicas efetivas, serviços urbanos de excelência e a busca constante por soluções inteligentes.
“Manter as certificações é manter o padrão elevado. É mostrar que Pindamonhangaba não se acomoda, mas eleva constantemente sua régua de qualidade. Nosso maior indicador será sempre vidas impactadas positivamente”, reforça o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Rodrigo Leite.
Ele explicou que ao garantir a manutenção dessas certificações, Pindamonhangaba demonstra que governar com responsabilidade significa avaliar, corrigir e evoluir continuamente, sempre com base em evidências. Mais do que cumprir normas, é um compromisso de fazer da cidade um exemplo de sustentabilidade, inteligência urbana e resiliência para todo o país e isso muda a vida do cidadão, pois significa mais segurança, serviços públicos mais eficientes, ruas mais iluminadas, mobilidade planejada, políticas ambientais efetivas e capacidade de resposta rápida a emergências. É a garantia de que a cidade está preparada para o futuro, mas cuidando do presente.
“Quem mede, melhora. E a gestão municipal escolheu medir tudo: transporte, energia, saúde, educação, segurança, meio ambiente. Nada é decidido no ‘achismo’ — tudo é feito com base em dados concretos”, explicou o secretário.
“Manter as certificações é manter a régua alta. É mostrar que Pindamonhangaba não se acomoda e trabalha para elevar a qualidade de vida, todos os dias”, destacou o prefeito Ricardo Piorino, lembrando que com a segunda manutenção da ISO 37120, Pindamonhangaba comprova que oferece serviços urbanos de qualidade de vida. "A Manutenção da certificação ISO 37120 garante que Pindamonhangaba entregue serviços públicos de qualidade, melhore a vida do cidadão e se torne mais atraente para investimentos e novas empresas, gerando emprego e desenvolvimento para todos", destacou.