25/08 - Pinda apresenta solução de cidade inteligente e app de turismo 4.0 em evento no Parque Tecnológico

Pindamonhangaba vem se destacando como modelo de cidade inteligente ao Brasil e será a segunda certificada no país como Smart City. Como destaque, esta semana foi convidada a se apresentar, no Parque Tecnológico do São José dos Campos, como a gestão municipal está implementando as ações que traduzem a estratégia de crescimento para soluções de tecnologia e inovação na cidade, e como os resultados estão transformando a município.
Nas últimas semanas Pinda obteve referência de suas ações no site do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que elevou o olhar da sociedade para o município, colocando no centro das atenções de outras cidades e investidores.
Toda equipe da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba participou do evento realizado dia 23. “Podemos constatar que no mesmo patamar ou além com soluções em relação às grandes cidades brasileiras”, avaliou o diretor de Infraestrutura e Telecomunicações de Pindamonhangaba, Bruno Lacorte.
“O evento trouxe ainda reflexão sobre um longo caminho a seguir. Pindamonhangaba está vencendo os obstáculos, e é um destaque no Vale do Paraíba, competindo em igualdade com outros municípios. Hoje a referência é São José dos Campos, amanhã será Pindamonhangaba”, reforçou Gilmar dos Santos, encarregado de setor na tecnologia.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, explicou que “a equipe apresentou ao Brasil formas de implementar soluções criativas, econômicas e disruptivas. A contribuição ao turismo do país é propor uma experiência impactante, imersiva, vendendo a cidade e retendo turistas em pontos turísticos. Apoiando a startup Atmosfera de Pinda em uma solução de turismo 4.0 conseguimos grandes resultados para essa primeira fase”.
Sobre os avanços tecnológicos, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, comparou que “ontem tínhamos um departamento de TI que consertava computadores, hoje temos uma secretaria com a função de colocar Pinda na classe mundial de cidades inteligentes. É a missão de nosso plano de governo sendo concretizada nas ações”, finalizou.