25/05 - Pindamonhangaba realiza palestras, participa de debates e exposições na SmartCity Business

Pindamonhangaba está participando com grande destaque da Smart City Business 2023, na capital paulista. Além da dupla premiação no Prêmio InovaCidade, na noite de terça-feira (23), os representantes de Pinda marcaram presença no Congresso realizado nesta quarta-feira (24) no Pro Magno Centro de Eventos de São Paulo. O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues e o secretário de Tecnologia, Inovação e Projeto Danilo Velloso foram convidados para proferir palestra e integrarem mesas de debates. A cidade contou ainda com um estande no evento, que termina no dia 25 de maio.
Nesta quarta-feira, empresários, representantes de instituições e servidores públicos de Pindamonhangaba visitaram o congresso e puderam conhecer as inovações em diversas áreas além da oportunidade de participar de palestras e assistir mesas de debates.

Case de Sucesso - Com o tema “Como Implementar uma Smart City e certificá-la com economia”, o secretário Danilo Velloso apresentou o “case” de sucesso de Pindamonhangaba. Em sua palestra, ele mostrou como Pindamonhangaba se tornou referência nacional em Smarts Cities e falou sobre o processo de implementação de ações e projetos sem nenhum dinheiro adicional, priorizando a economia e otimizando os recursos disponíveis, além da construção de uma Cidade Inteligente e o processo de certificação junto a ABNT.

Reunião de Prefeitos - O prefeito Isael Domingues participou da mesa de debates “Reunião de Prefeitos - Inovações na gestão municipal: soluções centradas no bem-estar das pessoas”. Essa Reunião Estratégica com a presença dos prefeitos vencedores do Prêmio InovaCidade 2023 apresentou iniciativas desenvolvidas pelas prefeituras que podem servir de modelo para municipalidades de todo o país, como no caso da criação de uma nova cultura de compras interna e externa, transformação digital em pequenas cidades, criação de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação para atrair novos negócios para o município, implementação de um processo "paperless", economizando tempo e dinheiro ao município, entre outros. O coordenador foi o presidente da Comunicarte, Márcio Schiavo e os prefeitos debatedores foram: Isael Domingues (Pindamonhangaba), James Karson Valério (Rio Negro, PR), José Nazareno Zezé Gomes (Hortolândia, SP), Leonardo Duarte Pascoal (Esteio, RS), Luiz Fernando Machado (Jundiaí, SP), Maria Teresinha Pedroza (São João da Boa Vista, SP), Michel Ângelo Bomtempo (Assaí, PR) e Wagner Rodrigues (Araguaína, TO).

Tecnologia inteligente - O debate em torno da tecnologia como alavanca ou como vilã do bem-estar da parcela mais socialmente fragilizada da população brasileira, domina a agenda de praticamente todos os atuais fóruns de discussão. Neste Painel o debate foi sobre como tecnologias inteligentes podem ser usadas para cumprir um dos mais urgentes objetivos da sociedade brasileira: a inclusão social, com a participação do Vice-Governador do Estado, Felicio Ramuth, e os prefeitos Dr. Isael Domingues (Pindamonhangaba), Aguilar Júnior (Caraguatatuba) e Luiz Fernando Machado (Jundiaí).

Muito Além da Certificação - Encerrando a programação do dia 24 e a participação de Pindamonhangaba nos debates, o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, participou da Reunião Estratégica que apresentou uma reflexão sobre se efetivamente os municípios possuem a pauta de certificação como um cenário estratégico para gestão pública e se seus gestores podem criar uma visão de futuro para quem vive e conduz as cidades de hoje. A reunião foi coordenada por Marcelo Nunes, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico São José dos Campos e contou com os seguintes debatedores: Danilo Velloso, Andre de Freitas Siqueira (secretário de Parcerias e Concessões Prefeitura de Maracanaú Estado do Ceará), Daniel Córdoba (secretário de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul), Eduardo Yamamoto (secretário de Tecnologia de Marília), Humberto de Alencar Pizza da Silva (secretário Adj. de Inovação e Tecnologia - São Paulo), Joana Florêncio (Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife-PE) e Marcos Eduardo Bertti (secretário de Gestão Pública de Caçapava).

Estande de Pindamonhangaba - A Prefeitura de Pindamonhangaba tem um estande no evento, coordenado pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos. Preparado para apresentar a cidade aos visitantes do Congresso, o estande tem apoio de diversas secretarias da gestão municipal e além de material gráfico especialmente produzido para o evento. Conta ainda com degustação de produtos em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo /Departamento de Turismo (Queijos Bolderine, Cachaçaria Pinda Boa) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Café Pindense e MaxiÁgua), experiência de realidade aumentada (Atmosfera), além de exibição de um vídeo que mostra um pouco das belezas naturais, atrativos turísticos e tecnologia existentes na gestão de Pindamonhangaba.