24/05 - Pindamonhangaba recebe o Prêmio InovaCidade e participa do mais importante evento sobre Smart City da América Latina

Certificada recentemente como o primeiro município de porte médio como Cidade Inteligente, Pindamonhangaba vem sendo premiada e recebendo convites para participação em diversos eventos do segmento. De 23 a 25 de maio, o município estará presente no Smart City Business Brazil Congress 2023, reconhecido como um dos mais significativos eventos do segmento.
O congresso reunirá, na capital paulista, lideranças, gestores e agentes de governo e da iniciativa privada com objetivo de planejar e estruturar a infraestrutura digital dos seus municípios. O prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, secretário de Tecnologia e Inovação Danilo Velloso e outros gestores do município estarão presentes para debater as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente para as cidades brasileiras.
“Queremos aprimorar cada vez mais nossas tecnologias de ponta, buscando os melhores padrões tecnológicos que possam beneficiar nossos cidadãos. É mais uma oportunidade que estamos tendo para estimular o nosso trabalho, trocar ideias, visões e soluções com líderes dos setores em busca de uma gestão cada vez mais inteligente”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
O evento conta com a participação de parceiros estratégicos e stakeholders do ecossistema de cidades como: concessionárias de serviços, fabricantes de todos os tipos de tecnologias e soluções, investidores e gestores públicos.
Nesta terça-feira (23), acontecerá ainda a entrega do Prêmio InovaCidade, reconhecimento do Congresso às iniciativas que já estão contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Neste ano foram selecionados 32 projetos e iniciativas que apresentam impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade que foram realizados por administrações públicas ou iniciativa privada.
Pindamonhangaba será premiada nesta noite através do “Projeto Cidade Inteligente”, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos. A outra premiação será através do trabalho “Monitoramento constante de alterações urbanas, por meio de satélites Geopixel”, organizado pela Geopixel Geotecnologias, Consultoria e Serviços em parceira com a Prefeitura e que apresentou o case do município.
O evento contará com a coordenação de Leopoldo de Albuquerque, atual Presidente Global do Instituto Smart City Business America e reunirá gestores de diversos municípios do Brasil como: Joinvile (SC), Caraguatatuba (SP), Santana de Parnaíba (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Barueri (SP), Rio Negro (SC), Belo Horizonte (MG), Garopaba (MG), Esteio (RS) Jundiaí (SP), Sao João da Boa Vista (SP), Assaí (PR), Coronel Fabriciano (MG), Bauru (SP), Araguaína (TO), dentre outros.
“Com nossas últimas ações e certificações, neste ano estamos participando com nosso case inovador que será amplamente divulgado para toda América. O evento será uma grande oportunidade para conhecermos como as cidades do mundo inteiro estão enfrentando seus desafios sociais como desemprego, pressão da infraestrutura urbana, resoluções de demanda do crime, necessidade de eficiência energética com soluções tecnológicas, fazendo mais com menos", esclareceu o secretário Danilo Velloso.

Exposição
Pindamonhangaba participará do Congresso com Stand Sapphire apresentando suas ações. Nesta quarta-feira (24), às 10h, o secretário Danilo Velloso será palestrante de uma mesa de debate quando abordará o tema “Como Implementar uma Smart City e certificá-la com economia”.
“Vamos mostrar como Pindamonhangaba se tornou referência nacional em Smarts Cities e demonstrar nosso processo de implementação de ações e projetos sem nenhum dinheiro adicional, priorizando a economia e otimizando os recursos disponíveis, através do processo de certificação junto a ABNT”, afirmou Velloso.
Neste mesmo dia, às 12h, o prefeito Dr. Isael Domingues participará como debatedor da “Reunião de Prefeitos” que abordará com gestores de todo o Brasil o tema “Inovações na gestão municipal: soluções centradas no bem-estar das pessoas”;
“Vamos levar a transformação que estamos implementando em Pindamonhangaba, a nova cultura de gestão que vai nos ajudar a atrair novos negócios, economizando tempo e dinheiro e principalmente o ganho que levamos a todas as áreas como educação, segurança, transporte público etc”, ressaltou Dr. Isael.
Ainda na terça-feira (24), às 17h, Danilo Velloso participa da Reunião Estratégia que debaterá o tema “Muito Além da Certificação, políticas públicas conduzidas por indicadores internacionais de Cidades Inteligentes”.