14/12 - Referência na região, Pindamonhangaba recebe grupo de estudos de Cidade Inteligente

No início do mês, Pindamonhangaba recebeu o grupo do Smart Campus FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – para conhecer de forma prática as soluções para Cidade Inteligente em Pindamonhangaba. O grupo integra um centro de inovação que funciona como um Living Lab (em português, laboratório vivo) que tem a finalidade de criar e manter um portfólio de soluções para as cidades, complexos e conglomerados de convivência humana, especializado em Cidades Inteligentes. Integraram a comitiva, representantes de grandes corporações, prefeito, secretários e demais profissionais que estão se especializando na temática Smart City (Cidades Inteligentes).
Pindamonhangaba vem se destacando por conseguir provar que prefeituras menores podem ter grandes resultados. Atualmente, o município representa a característica da maioria das cidades brasileiras, demonstrando que é possível realizar quando há melhor uso dos recursos públicos.
Algumas das abordagens realizadas por Pinda são encontradas no mundo corporativo, como por exemplo os conceitos de Kanban, Pull System, concessões, reorganização de contratos, benchmarking, Sigma, educação 4.0, Turismo 4.0, digitalização e revisão de processos, implantação de governança e economizar para reinvestir.
“Nosso ambiente sofreu uma grande transformação digital, perseguimos o que há melhor prática no mundo para implementar em Pinda, focamos em criar uma governança que atenda as grandes instituições de regulação e investimento no mundo, já colhemos resultados, porém devemos deixar perene o crescimento da cidade”, afirma o secretário de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Pindamonhangaba, Danilo Velloso.
O professor da Facens, Júlio Ribeiro, ficou impressionado com o trabalho realizado em Pindamonhangaba. “Atuando como professor do MBA em Cidades Inteligentes da Facens e tendo experiência na implementação de projetos em outros municípios, fiquei positivamente impressionado com o trabalho que está sendo realizado em Pinda”, analisou o professor. “É muito satisfatório ver projetos inovadores, que trabalham com indicadores estratégicos, valorizam a integração de dados e fazem previsões de cenários para tomar as melhores decisões. O trabalho feito em Pinda deve ser considerado como referência para outros municípios, pois encontra soluções criativas e inovadoras para lidar com gestão e planejamento urbano em um município com menos de 150.000 habitantes”, afirmou Ribeiro.
Para a diretora de Inovação e Projetos da Prefeitura de Pindamonhangaba, Julia Rossato, a intenção para o próximo ano é ampliar ainda mais o raio de atuação de Cidades Inteligentes. “Em 2023, criaremos um grande ecossistema de inovação, envolvendo todos os atores da sociedade, trazendo investimentos para transformar ainda mais”, disse.
A visita contemplou São José dos Campos e Pindamonhangaba, as duas cidades que utilizam as ISOs 37120,37122 e 37123, em linha com as maiores cidades do mundo, maior reconhecimento da atualidade.
“Pindamonhangaba procura ser criativa, na abordagem dos projetos. A inteligência começa pela melhor forma de investir na cidade”, finaliza o prefeito de Pindamonhangaba, dr. Isael Domingues.