Solenidade marca passagem de função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate em Pindamonhangaba

Solenidade marca passagem de função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate em Pindamonhangaba

Na sexta-feira, dia 5 de dezembro, foi realizada a solenidade de passagem da função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”. Na ocasião, o Subtenente Engenheiro André Marcelo Casagrande transmitiu o cargo ao Subtenente Engenheiro Handerson Batista de Paiva.
O evento teve início com a inauguração do retrato do Subtenente Casagrande, adjunto de comando sucedido, na Galeria dos Adjuntos de Comando do Batalhão Borba Gato. Em seguida, ocorreu a cerimônia oficial de transmissão da função, presidida pelo Coronel Engenheiro Eric Moñios, comandante do 2º BE Cmb. Durante a formatura, o Subtenente Casagrande fez seu discurso de despedida, foi realizada a leitura do Curriculum Vitae do Subtenente De Paiva, e ambos participaram do ato de transmissão da importante função.
O Coronel Eric também realizou a leitura da Referência Elogiosa dedicada ao Subtenente Casagrande e, em suas palavras, destacou a importância dos Adjuntos de Comando, ressaltando o papel essencial desempenhado pelos subtenentes e sargentos no fortalecimento da capacidade operacional do Exército Brasileiro e na consolidação de uma gestão moderna e eficiente dos recursos humanos.
A solenidade contou com a presença de familiares, adjuntos de comando de organizações militares do Vale do Paraíba, oficiais e praças da unidade, além de autoridades civis e militares de Pindamonhangaba. A Prefeitura de Pindamonhangaba foi representada pelo secretário adjunto de Serviços Públicos, Thiago Magrão — também detentor do título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro —, pela diretora de Comunicação da Prefeitura, Maria Fernanda Munhoz, que também responde pelo Cerimonial e Protocolo do município, e pelo diretor de Relações Comunitárias, José Ricardo Silva, ambos representando a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura.
Tanto o Subtenente Casagrande quanto o Subtenente De Paiva iniciaram suas trajetórias militares como soldados recrutas na Companhia de Engenharia de Pontes do Batalhão Borba Gato. Casagrande ingressou em 1994, concluindo o CFC/94 e o CFST/95; De Paiva iniciou em 1998 e concluiu o CFC/98. Ambos foram aprovados no concurso da ESA em 1998 e tornaram-se sargentos de carreira em 26 de novembro de 1999. O Subtenente Casagrande permanecerá na Organização Militar, dando continuidade à sua carreira.