Solenidade marca passagem de função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate em Pindamonhangaba
Na sexta-feira, dia 5 de dezembro, foi realizada a solenidade de passagem da função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”. Na ocasião, o Subtenente Engenheiro André Marcelo Casagrande transmitiu o cargo ao Subtenente Engenheiro Handerson Batista de Paiva.
O evento teve início com a inauguração do retrato do Subtenente Casagrande, adjunto de comando sucedido, na Galeria dos Adjuntos de Comando do Batalhão Borba Gato. Em seguida, ocorreu a cerimônia oficial de transmissão da função, presidida pelo Coronel Engenheiro Eric Moñios, comandante do 2º BE Cmb. Durante a formatura, o Subtenente Casagrande fez seu discurso de despedida, foi realizada a leitura do Curriculum Vitae do Subtenente De Paiva, e ambos participaram do ato de transmissão da importante função.
O Coronel Eric também realizou a leitura da Referência Elogiosa dedicada ao Subtenente Casagrande e, em suas palavras, destacou a importância dos Adjuntos de Comando, ressaltando o papel essencial desempenhado pelos subtenentes e sargentos no fortalecimento da capacidade operacional do Exército Brasileiro e na consolidação de uma gestão moderna e eficiente dos recursos humanos.
A solenidade contou com a presença de familiares, adjuntos de comando de organizações militares do Vale do Paraíba, oficiais e praças da unidade, além de autoridades civis e militares de Pindamonhangaba. A Prefeitura de Pindamonhangaba foi representada pelo secretário adjunto de Serviços Públicos, Thiago Magrão — também detentor do título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro —, pela diretora de Comunicação da Prefeitura, Maria Fernanda Munhoz, que também responde pelo Cerimonial e Protocolo do município, e pelo diretor de Relações Comunitárias, José Ricardo Silva, ambos representando a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura.
Tanto o Subtenente Casagrande quanto o Subtenente De Paiva iniciaram suas trajetórias militares como soldados recrutas na Companhia de Engenharia de Pontes do Batalhão Borba Gato. Casagrande ingressou em 1994, concluindo o CFC/94 e o CFST/95; De Paiva iniciou em 1998 e concluiu o CFC/98. Ambos foram aprovados no concurso da ESA em 1998 e tornaram-se sargentos de carreira em 26 de novembro de 1999. O Subtenente Casagrande permanecerá na Organização Militar, dando continuidade à sua carreira.