Defesa Civil de Pinda participa de capacitação sobre Política Nacional de Segurança de Barragens e Plano de Contingência Municipal

Defesa Civil de Pinda participa de capacitação sobre Política Nacional de Segurança de Barragens e Plano de Contingência Municipal

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou, na terça-feira (5), a Capacitação sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens e Elaboração do Plano de Contingência Municipal. O evento teve a finalidade de apoiar os Municípios nos processos de integração, planejamento e execução dos Planos de Contingência.
Pindamonhangaba foi representada pelo diretor de Defesa Civil, Michel Cassiano, assessor DC Marcos Aurélio Rodrigues, Eng. Civil do Corpo Técnico de Defesa Civil José Roberto da Silva e secretário adjunto de Meio Ambiente Guilherme Godoy.
Foram realizadas cinco palestras: 1- Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (foco: competência natural e integração da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC com todas as políticas setoriais e necessidade de elaboração de PLANCON); 2- Aspectos legais da PNSB (foco: integração com a PNPDEC); 3- Plano de Ação de Emergência (PAE): elaboração participativa (foco: o papel do poder público municipal e sua integração com o empreendedor); 4 - Elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON); e 5 - Elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON) para barragem.
A capacitação foi realizada no formato presencial, das 9h às 17h, na SEDES - Sistema Educacional de Desenvolvimento Social, em Taubaté.
Segundo o Diretor de Defesa Civil, Michel Cassiano, “a capacitação contribuiu significativamente para o aprimoramento técnico da equipe municipal, fortalecendo a capacidade de resposta, aperfeiçoando o Plano de Contingência Municipal (PlanCon) e o planejamento preventivo frente a possíveis desastres hidrológicos. Foi um evento de grande relevância técnica e institucional, abordando de forma clara e objetiva os principais desafios e responsabilidades dos municípios frente à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, especialmente no que diz respeito à prevenção e mitigação de riscos relacionados às barragens”.