08/08 - Radares de velocidade vão entrar em operação dia 15 de agosto

08/08 - Radares de velocidade vão entrar em operação dia 15 de agosto

Os radares de velocidade instalados em Pindamonhangaba vão entrar em funcionamento dia 15 de agosto, de acordo com informações do departamento de Trânsito.
A aferição dos equipamentos começou dia 5 de agosto e deve ser concluída até dia 10 de agosto por técnicos do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas)/Inmetro.
Os testes são fundamentais para a constatação da velocidade dos veículos durante passagem pelos pontos.
O departamento de Comunicação da Prefeitura confeccionou faixas de trânsito para serem instaladas nas vias onde estão os radares e orientar os motoristas sobre o início do funcionamento dos equipamentos. É importante que os motoristas fiquem atentos à sinalização e respeitem os limites de velocidade.
O objetivo dos radares é reduzir o número de acidentes de trânsito, preservar vidas em seu sistema de tráfego e minorar o impacto nos serviços de saúde, que têm seus leitos e profissionais ocupados no atendimento de acidentados e politraumatizados.
O trabalho é feito pela Secretaria de Segurança, por meio do Departamento de Trânsito, que realizou um estudo técnico, avaliando locais onde são atingidas alta velocidade e indicando os pontos para implantação.
Segundo dados do Denatran, o excesso de velocidade é a infração mais praticada no sistema de trânsito brasileiro e estudos indicam que os acidentes de trânsito são hoje a terceira maior causa de morte na faixa de 30 a 44 anos, a segunda causa para quem tem de 5 a 14 anos e a primeira causa de mortes para jovens de 15 a 29 anos.
“Com essa nova fiscalização que estamos colocando em prática pretendemos reduzir até 70% o número de mortes no trânsito da cidade. São José, Taubaté, Jacareí e outras cidades maiores têm a fiscalização por radar eletrônico e somente Pinda não possuía. Colocamos câmeras de monitoramento, tentamos a conscientização com redutores educativos, implantamos redutores físicos de velocidade; porém alguns locais continuam com índices críticos e por isso estamos partindo para esse novo momento”, explicou o secretário da pasta, Fabrício Pereira.

Confira os locais dos radares

• Anel Viário – Rua Japão – Parque da Nações;
• Anel Viário – Rua Sebastião Vieira Machado – ao lado Village Paineiras;
• Rua Dr. Fontes Júnior – próximo à Padaria Bandeira 2 – Alto Cardoso;
• Av. Francisco Lessa Júnior – Via Expressa – próximo antigo Supermercado Taka;
• Anel Viário – Av. Geraldo J. R. Alckmin – próximo ao Parque da Cidade;
• Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso – próximo ao Pão de Açúcar;
• Rua Alcides Ramos Nogueira – em frente ao Shopping;
• Rua Suíça – em frente ao bairro Carangola