Pindamonhangaba sedia reunião regional sobre arboviroses

Pindamonhangaba sedia reunião regional sobre arboviroses

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, sediou na última terça-feira (14), a Sala de Situação Regional de Arboviroses, encontro que reúne mensalmente representantes das cidades da região para discutir casos e estratégias de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, Chikungunya e febre amarela.

Durante a reunião, os municípios tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, relatar desafios enfrentados e alinhar ações conjuntas de prevenção e controle. A abertura foi conduzida pela secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Andreia Martins, que destacou a importância do trabalho conjunto entre as cidades.

“O enfrentamento às arboviroses exige planejamento regionalizado e colaboração entre os municípios. Quando unimos esforços, conseguimos fortalecer as ações e proteger melhor nossa população”, ressaltou.

Participaram do encontro as cidades de Taubaté, Santo Antônio do Pinhal, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Tremembé, São Bento do Sapucaí e Lagoinha. A reunião foi dirigida pela Dra. Mari Ângela Barguil, médica do Grupo de Vigilância Epidemiológica XXXIII do Estado de São Paulo, que alertou para uma possível epidemia de dengue no próximo verão, devido à previsão de chuvas e temperaturas acima da média.

O chefe de divisão de Vigilância Epidemiológica de Pindamonhangaba Leonardo Martuscelli, reforçou que, além das condições climáticas, a circulação do vírus DEN-3 e a semelhança com o cenário de 2024 acendem o alerta para o aumento dos casos. Segundo ele, o município já intensificou as ações de controle do mosquito e iniciou uma campanha de conscientização para mobilizar a população no combate ao vetor.