Pinda reforça ações de combate à dengue e alerta para circulação de novos tipos do vírus
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da equipe de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, segue intensificando as ações de prevenção e combate à dengue em diversos bairros do município. Com a chegada do período de chuvas, o trabalho de orientação, eliminação de criadouros e bloqueio de transmissão foi ampliado para reduzir os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
As equipes continuam realizando o programa Casa a Casa e os bloqueios de controle de criadouros, além da nebulização nas áreas com casos positivos identificados pelas unidades de saúde. As atividades também incluem visitas educativas e a conscientização dos moradores sobre a importância de manter quintais e reservatórios livres de água parada.
O coordenador do setor de Controle de Vetores, Ricardo da Costa Manso, reforçou a necessidade da colaboração da população neste período crítico. “Nosso trabalho continua firme, com ações de bloqueio, casa a casa e nebulização dos casos positivos. Mas é essencial que os moradores façam a sua parte, eliminando possíveis criadouros e redobrando os cuidados, especialmente agora com a entrada dos vírus tipo DENV-2 e DENV-3, que podem causar grande número de casos. Pessoas que já tiveram dengue anteriormente podem contrair novamente a doença, desta vez em forma mais grave”, alertou.