07/06 - Prefeitura castra 726 animais, entre cães e gatos, no fim de semana

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Cepatas, realizou serviços de castração gratuita de cães e gatos na cidade no sábado (3) e no domingo (4).
Entre serviços no ônibus estacionado na Prefeitura e no bairro do Araretama foram 726 cirurgias.
A chefe de divisão do Cepatas, Andréa Louzada, comemorou a quantidade de castrações, mas lamentou o número elevado de faltas. “Se analisarmos a quantidade de castrações realizadas foi um bom resultado. Tivemos 726 animais atendidos, porém tivemos cerca de 150 faltas, o que prejudica o serviço. As pessoas fizeram o cadastro dos animais e não apareceram no dia, nem avisaram que não iriam. Perdemos a chance de atender mais animais”.
Ela lembrou que “honrar compromissos também tem relação à posse responsável. Quando realizamos campanhas e pedimos para as pessoas executarem uma posse responsável, isso inclui levar os animais para vacina e castração. As pessoas vieram, pegaram senha, se inscreveram, mas não compareceram no dia. Poderíamos ter castrado mais animais. Montamos uma grande estrutura para isso”.
Sobre o ato, Andrea disse que “a Prefeitura preza não só pela esterilização dos animais, mas também pelo bem-estar. A técnica é minimamente invasiva, o protocolo anestésico está de acordo, assim como os medicamentos”.
Para o diretor da Vigilância Epidemiológica, André Pereira, as expectativas são muito boas para novos serviços de castração. “A gestão do Dr. Isael está buscando levar inovação em todos os setores da Prefeitura e a causa animal não poderia ser diferente. Buscamos trazer inovações para o Cepatas e uma delas é a ampliação na oferta da castração que esse ano conta com um novo sistema via Ônibus Veterinário, com todas as normas e diretrizes exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária”, garantiu.
A equipe está definindo a data de nova abertura de vagas para castrações. “Devemos divulgar em breve uma nova data e as informações sobre a distribuição de senhas”, completou André Pereira.