Prefeitura lança normas para regulamentar extensão de passeio público

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançará, através de uma entrevista coletiva junto à imprensa local, as normas regulamentares para instalação e uso de extensão temporária de passeio público pelo comércio e empresas locais.
O evento, que acontecerá na próxima segunda-feira (21), às 10h no Auditório do Paço Municipal, contará com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, secretários municipais, vereadores, representantes da Associação Comercial (ACIP) e comerciantes.
Conforme Decreto Municipal nº 6.277, a regulamentação tem como objetivo autorizar a implantação de uma plataforma para função recreativa ou de manifestações artísticas e eliminar transtornos com a colocação de mesas e cadeiras no passeio público.
Denominado de parklet, a plataforma será colocada sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública e deverá ser ocupada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, lixeiras e guarda-sóis, somente em via pública cuja velocidade máxima não ultrapasse o limite de 50 km/h.
“Esta ação foi uma demanda passada pelo prefeito Dr. Isael e visa harmonizar a relação urbana entre comércio e pedestres. Trata-se de uma solução inovadora que muitas cidades estão utilizando para administrar esse conflito, trazendo segurança e incentivando o entretenimento que gera emprego e renda”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco.
A instalação, manutenção e remoção do equipamento é de responsabilidade da pessoa física ou jurídica e deverá ser autorizado via processo eletrônico, devendo o interessado apresentar a documentação, croqui da localização, justificativa e projeto de instalação.
Segundo a secretária, o processo será transparente e a Secretaria de Administração do município irá tornar público para que haja manifestação de qualquer interesse a respeito. “Após análises e aprovação, o interessado irá assinar um termo de cooperação, assumindo a responsabilidade como mantenedor do equipamento”, afirmou Marcela.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues, diversos restaurantes e casas de entretenimento poderão implantar essa melhoria. “Hoje temos um problema de postura de alguns estabelecimentos que obstruem suas calçadas. Ciente de que essas casas geram emprego, receita e lazer para o município, buscamos uma solução visando sempre o interesse público”, explicou Dr. Isael.

Confira algumas normas técnicas definidas no projeto
- Os parklets devem ser confeccionados com material resistente e durável.
- A instalação não pode ocupar espaço maior que 2,2 metros e deve ser implantada em vaga paralela ao alinhamento da calçada, com distância de pelo menos uma vaga do cruzamento ou esquina.
- As condições da calçada, de drenagem e de segurança do local deverão ser preservadas
- Os parklets devem ter proteção em todas as faces voltadas para a rua

WhatsApp Image 2022-11-17 at 13.41.00 (1)