Prefeitura inicia construção da última rotatória da Via Estrutural, na ligação com Avenida Buriti
                A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou a construção da rotatória de ligação entre a Via Estrutura e a Avenida Buriti, no Feital, na última semana.
A rotatória fica cerca de 100 metros após o viaduto da Via Estrutural e marca a última obra de construção da fase 1 da Avenida Estrutural, que fará a ligação entre a Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias (Pinda-Moreira César), na altura da Suderúrgica GV, até o Feital, ao lado da Novelis.
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, os serviços de aterro das cabeceiras do viaduto foram concluídos no último mês e o local está sendo preparado para receber pavimento asfáltico em breve.
O secretário de Obras e Planejamento da Prefeitura, eng. Mateus Moraes, explicou que “são serviços que exigem muita perícia no preparo estrutural devido à quantidade de carretas e caminhões que vão passar pelo local, com grande carga industrial, exigindo uma base muito compacta e resistente para evitar avarias no piso”.
De acordo com ele, atualmente a empresa Kamilos, responsável pela Obra, está realizando serviços de demarcação, limpeza e abertura da área para construção da rotatória.
Após esta etapa, faltarão poucas a serem feitas, como a pavimentação nas rampas de acesso, aplicação de nova camada de asfalto em toda a extensão da via, finalização do sistema elétrico, instalação de postes de iluminação – que serão semelhantes aos da Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, sinalização da ciclovia e instalação de placas.
Sobre a via estrutural - A Avenida Estrutural, nesta primeira fase, contará com 2,5 km de extensão, duas rotatórias, pistas duplas com canteiro central, iluminação em LED, calçadas e ciclovia.
A via vai melhorar a mobilidade urbana, encurtando distâncias entre bairros, facilitando o deslocamento da população e das empresas, além de reduzir o fluxo de veículos em pontos críticos, como o Anel Viário e Avenida Manoel César Ribeiro, especialmente no semáforo do Tenda.
O prefeito Ricardo Piorino ressaltou que a obra também tem papel estratégico para o desenvolvimento econômico da cidade. “É uma região que concentra diversas empresas e milhares de famílias. A nova ligação vai impulsionar investimentos, por estar em uma área nobre entre os distritos empresariais da Água Preta e do Feital, com grande potencial para atrair novas empresas e gerar mais empregos”.
Ele agradeceu à empresa AB Areias, que doou o terreno, e à MRS, responsável pela construção do viaduto sobre os trilhos.
Piorino reforçou que a Via Estrutural marca um importante avanço para a Zona Leste, ao facilitar o escoamento da produção, apoiar a descentralização econômica e estimular a instalação de novos empreendimentos. “Seguiremos trabalhando pelo desenvolvimento de Pindamonhangaba, pela geração de empregos, e pela melhoria da qualidade de vida de toda a população”, destacou o prefeito.
 
 