Nova pista do 'João do Pulo' será certificada pela Associação Internacional de Atletismo

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai dar entrada na World Athletics (IAAF), associação mundial de atletismo e responsável por regulamentar todas as competições da modalidade, para obter a certificação internacional para a nova pista do Centro Esportivo João Carlos de Oliveira 'João do Pulo'.
A licença da IAAF será a última etapa de uma das pistas de atletismo mais modernas da América Latina.
Antes da certificação, a Prefeitura vai concluir a etapa final da pista, que está praticamente pronta, faltando apenas a demarcação para receber a pintura das raias de corrida e provas de salto, a instalação das bases de largada dos atletas, finalização do alambrado e instalação das gaiolas para competições de lançamento de disco e dardo.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Planejamento, todas as etapas estruturais foram concluídas, desde a base até a aplicação das camadas de borracha. "É uma obra com muitos detalhes técnicos para atender as normas internacionais e exigências da IAAF. Já fizemos a terraplanagem, base de brita, drenagem estrutural com canalização, aplicação de duas camadas de manta asfáltica e mais duas camadas de borracha especial, com o mesmo composto utilizado em pistas das Olimpíadas e do Mundial de atletismo, e resina de impermeabilização. Depois ainda foi realizado o serviço de lixamento da camada de resina e nivelamento, além da finalização com os pontos de perfuração para drenagem. Agora faltam basicamente serviços de marcação e pintura, gaiolas, e fixação de bases para apoio dos atletas antes das largadas", explicou o secretário de Obras e Planejamento, eng. Mateus Moraes.
Além dos trabalhos na pista, as laterais estão recebendo serviços de manutenção e zeladoria das equipes do convênio entre Prefeitura e FUNAP, para manter o local em perfeitas condições.
Padrão internacional para provas
A pista, que terá medidas oficiais e oito raias de 400 metros, será certificada pela IAAF como Classe 2, o que permitirá a realização de competições oficiais de modalidades olímpicas, como corridas, saltos e lançamentos.
O secretário de Obras e Planejamento disse que o projeto totaliza um grande investimento por parte da Prefeitura, cobrindo uma área de 6.934,17m², e é executado pela empresa Playpiso Pisos Esportivos LTDA. A previsão é concluir até o início de 2026.
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, destacou a importância do investimento para o desenvolvimento do atletismo na cidade e ressaltou que a revitalização da pista é um grande passo para oferecer instalações de alto nível aos atletas. “A pista é um dos maiores investimentos do Brasil em infraestrutura esportiva. A cidade precisa garantir aos seus atletas, profissionais e amadores, as melhores condições para treinar e competir. Pindamonhangaba hoje é a quarta potência esportiva do Estado de São Paulo, ficando à frente de cidades como Campinas e Guarulhos. Com esta pista vamos melhorar nossos índices em atletismo, relevar mais atletas, e evoluir ainda mais no esporte. Para terem uma ideia, nossa pista terá o mesmo material que é usado na Copa do Mundo de Atletismo e nas Olimpíadas”, afirmou Piorino.
O secretário de Esportes, Alcides Barbosa Junior ‘Ju’, acrescentou que “a nova pista possibilitará aos atletas da cidade um excelente piso, adequado para a prática esportiva de alto rendimento, contribuindo para a evolução profissional de cada atleta, a redução do risco de lesões e aumentando significativamente a possibilidade de revelação de talentos. Será uma pista muito importante para Pindamonhangaba e para os praticantes de atletismo".
Além da pista, o espaço receberá melhorias como gaiolas para lançamento de disco, caixas de areia para salto e dispositivos para salto com vara, todos homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo.