Após Vila Rica, Prefeitura faz recapeamento em ruas do bairro São Benedito
A Prefeitura de Pindamonhangaba está recapeando ruas Soldado José Pires Barbosa Filho e Cônego José Luiz Pereira Ribeiro, no São Benedito, além da rua Mirian Penteado Rodrigues Alckmin, do Vila Rica até as proximidades com o Lessa.
Na Cônego José Luiz Pereira Ribeiro não será feito o recapeamento entre a Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e Albuquerque Lins, pois o local tem projeto para receber obras de drenagem para evitar enchentes.
Os serviços de recapeamento visam oferecer mais segurança, conforto e melhor fluidez no trânsito para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam a região diariamente. A melhoria no pavimento faz parte das ações de cuidado com os bairros, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população que ali reside e circula.
Atualmente estão sendo feitos trabalhos de fresagem no asfalto, antes do recebimento da nova camada. A previsão da Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura é concluir os serviços até o fim da semana que vem.
Na sequência, a da Secretaria de Mobilidade e Trânsito vai realizar a sinalização das vias.
Estacionamento na ‘Soldado José Pires’
A rua Soldado José Pires Barbosa Filho está recebendo um estudo técnico do Departamento de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e terá trecho onde será permitido estacionar em apenas um dos lados da via. O objetivo é facilitar o tráfego de veículos, evitar acidentes e transtorno aos motoristas e moradores da região. O estudo está em fase de conclusão e em poucos dias o local ganhará nova sinalização em relação às áreas de estacionamento.
Recapeamento
Ao todo, os trabalhos de recapeamento contemplam uma extensão aproximada de 4.100 metros, em uma área de cerca de 40 mil m². Com o novo asfalto, as vias passam a contar com uma camada mais uniforme, o que ajuda a reduzir impactos, trepidações e riscos de acidentes causados por buracos ou irregularidades existentes na pista. Isso também contribui para diminuir danos aos veículos e tornar os deslocamentos mais confortáveis.
Além de favorecer a mobilidade urbana, o recapeamento fortalece o aspecto de organização do bairro, valorizando o entorno e proporcionando um ambiente mais agradável para os moradores.
Antes do São Benedito, os trabalhos de recuperação do pavimento foram feitos no Vila Rica.
O secretário de Obras e Planejamento, eng. Mateus Moraes, disse que obra é resultado de uma importante parceria institucional. “O recapeamento conta com recursos do Governo do Estado, em conjunto com investimentos da Prefeitura, o que nos permite ampliar as melhorias de infraestrutura viária sem comprometer outros serviços essenciais. É um trabalho que beneficia diretamente os moradores dos bairros, trazendo mais segurança, conforto e valorização para a região, e que também reforça o compromisso da gestão do prefeito Ricardo Piorino em seguir avançando na manutenção das vias em toda a cidade”, afirmou.

