09/02 - Com investimentos de mais de R$ 10 milhões, Pinda iniciará entrega de novas unidades de saúde

A Prefeitura de Pindamonhangaba deverá iniciar em breve a entrega de novas unidades de saúde. Com o pacote de investimento de mais de R$ 10 milhões, a primeira entrega deverá beneficiar os moradores da região do Jardim Morumbi que serão contemplados com a nova Unidade Básica de Saúde (UBS).
O objetivo da Secretaria de Saúde é ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde com a entrega de três novas UBS e melhorar as condições e a qualidade de atendimento em outras 9 unidades existentes com revitalização ou construção de nova unidade.

WhatsApp Image 2024-02-08 at 17.27.43
FOTO: UBS Jardim Morumbi

Os bairros Morumbi, Mantiqueira e Alto do Cardoso ganharão novas unidades. Os bairros Bela Vista e Araretama III (unidade Residencial das Américas) já receberam suas unidades revitalizadas. As unidades do Terra dos Ipês II e Campinas também estão passando por revitalizações. As unidades do Vale das Acácias, Santa Cecília, Maricá, Cidade Jardim, Feital/Vista Alegre deixarão as atuais instalações e passarão a atender em novos e modernos equipamentos.
UBS Mantiqueira - As obras atingiram 60% de execução pela empresa EMC Engenharia. A nova unidade terá cinco consultórios médicos, consultório ginecológico, consultório odontológico e sala de vacina, curativo, dentre outras instalações, com previsão de entrega para o segundo semestre.
UBS Jardim Morumbi - Com a conclusão desta obra, nas próximas semanas os moradores desta região não irão mais utilizar os serviços da UBS Crispim. A nova unidade terá cinco consultórios médicos, consultório ginecológico, consultório odontológico, sala de vacina e sala de curativo, dentre outras instalações. O investimento conta com emendas impositivas dos vereadores Julinho Car, Rogério Ramos, Felipe Guimarães e Gilson Nagrin.

WhatsApp Image 2024-02-08 at 17.28.04
FOTO: UBS Mantiqueira

Nova sede da ESF Vale das Acácias - A acanhada unidade do Vale das Acácias em breve também não existirá mais e os moradores passarão a ser atendidos na nova unidade localizada na Avenida das Margaridas. A obra já está com 75% do cronograma executado e o novo prédio terá consultórios médico, odontológico e ginecológico, sala de curativo, sala de imunização, recepção, farmácia, copa, banheiros, depósito e área externa pavimentada para estacionamento. O investimento conta com apoio da vereadora Regininha e emenda impositiva do vereador Cal.
Maricá e Santa Cecília - A região leste da cidade também está sendo beneficiada com a construção de novos equipamentos. As obras estão em fase inicial de construção e deverão ser finalizadas até o final deste ano.
No Maricá, a unidade terá 347m² de área construída na Av. Girassol, no Residencial Laguna e contará com duas construções, sendo uma unidade principal com dois consultórios médicos, um consultório ginecológico, sala de farmácia, sala de imunização, sala de curativo, sala de procedimentos, recepção, sanitários, depósito, copa e uma sala de reunião. O outro espaço será uma área externa complementar com estacionamento e jardinagem.

WhatsApp Image 2024-02-08 at 17.28.18
FOTO: ESF Vale das Acácias

No Santa Cecília, o investimento é uma doação de bens e serviços feita pela empresa Coevo Construtora e a nova unidade, com área construída de 251 m², está sendo implantada na Rua João Maria Pires, com três consultórios médicos, sendo um deles ginecológico, farmácia, salas de imunização, de curativos, de procedimentos, recepção, sanitários, depósito, copa e uma área de reunião.
A Secretaria de Saúde vem trabalhando na aquisição de mobiliário dos novos equipamentos, bem como organizando a equipe de servidores que irão atender as novas unidades.
Unidades Santana e Shangri-lá - Para 2024 provavelmente os bairros Santana e Shangri-lá terão suas unidades de saúde em processo licitatório. A UBS Santana está dentro da proposta de expansão da atual gestão e o intuito é dar maior qualidade no atendimento à população, diminuindo o fluxo na UBS Crispim. A ideia é a construção de unidade Porte III com consultórios médico, ginecológico e odontológico, sala de vacina e de curativo, dentre outras instalações. Já temos local a ser construído, projeto pronto e emendas impositivas dos vereadores Rogério Ramos, Felipe Guimarães e Gilson Nagrin.
A construção da unidade de ESF Shangri-lá irá desafogar a unidade Bairro das Campinas, que vem sendo revitalizada com previsão de entrega para abril. A ESF Shangri-lá contará com consultórios médico, ginecológico e odontológico, sala de vacina e de curativo, dentre outras instalações.
“Estamos realizando um investimento recorde na saúde para avançar e qualificar o atendimento básico da saúde. Esse trabalho teve início em 2017 quando entregamos novas unidades como a UBS Azeredo e Bem Viver. Diversas outras unidades foram revitalizadas como UBS Crispim e Jardim Eloyna e seguimos em frente fazendo a nossa parte”, explicou o prefeito Dr. Isael Domingues.