08/08 - Prefeitura inaugurou Terminal Rodoviário de Moreira César

Estabelecimento iniciou funcionamento na quinta-feira com circulação de linhas municipais. Espaço contará também com área gastronômica e possui base da GCM 24 horas

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou o Terminal Rodoviário de Moreira César, denominado Francisco Teberga Alves, dia 4 de agosto. O equipamento fica localizado na Avenida Senador Teotônio Vilela, ao lado da Vila dos Afetos, e recebeu investimento de R$ 3,4 milhões.
Durante a inauguração, que contou com centenas de pessoas da comunidade, o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis de Paula Santos, disse que “a nova rodoviária atende uma demanda planejada no plano de mobilidade urbana do município e teve sua construção coordenada e acompanhada pela Secretaria de Obras e Planejamento. Esta rodoviária vai facilitar muito a vida dos moradores do distrito, que agora possuem um local amplo e organizado para o transporte público”.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, destacou que “o terminal tem cerca de 8.500 m², entre plataformas, área de circulação e o prédio em si, que totaliza uma área coberta de 2.600 m². A plataforma de embarque e desembarque conta com 07 vagas, além de área de estacionamento para ônibus. O prédio ainda terá área administrativa, com vestiários e copa para funcionários, sanitários públicos acessíveis, fraldário, espaços para locação de pontos comerciais e espaço destinado à área de alimentação”. Ela explicou que “o estacionamento contará com área para táxis e futuramente para motoristas de aplicativos e área de carga e descarga para serviços. É um projeto inovador que lançamos em 2019 e agora torna-se realidade visando trazer o destaque que Moreira César merece”, completou Marcela Franco.
O secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, frisou o funcionamento do Posto 24 da Guarda Civil Metropolitana. “Esta rodoviária é bastante avançada em serviços oferecidos ao cidadão. Além da questão estrutural ligada ao transporte e serviços administrativos, também possuímos um Posto da GCM 24 horas, que faz atendimento para a rodoviária e também para população, inclusive com monitoramento por imagens e interligação com a Base da GCM e com o CSI – aumentando a segurança da população”.
O presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes Cal, ressaltou o empenho da Prefeitura em oferecer produtos e serviços para o Distrito. “Tenho 36 anos de vida pública e este é o momento que vejo Moreira César recebendo a maioria dos benefícios oferecidos pela Administração Municipal. Esta rodoviária é a concretização de um sonho para todos os moradores”.
O vice-prefeito Ricardo Piorino enalteceu as ações da Prefeitura. “Estamos prosperando em todas as áreas e oferecendo produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida da população. Hoje a população de Moreira César recebe todo o carinho e respeito que merece. Trabalhamos de forma integrada entre todas as secretarias para ofertarmos os melhores produtos e serviços ao cidadão”.
O prefeito Dr. Isael Domingues enumerou diversas melhores para Moreira César, como UPA, SAMU, Vila dos Afetos, asfalto do Pasin, Avenida das Rosas, farmácia em Moreira, investimento em escolas, reforma do Zito. “Afirmamos que construiríamos a rodoviária e muita gente falou que não daria certo, que não funcionaria. Ela está aqui. Já temos as linhas municipais e em breve teremos linhas intermunicipais, principalmente as regionais para Aparecida, Roseira, Taubaté”.
Dr. Isael agradeceu a população de Moreira César pela paciência. “Infelizmente no serviço público a velocidade não é sempre a que desejamos, devido aos nossos limites, a legislação e entraves que acontecem, mas dentro do possível executamos as obras na forma mais rápida. Em breve, faremos aqui na frente uma ciclovia, para darmos mais segurança para vocês. Além do cemitério de Moreira César, um equipamento público de alta complexidade para obtenção de licença, imóvel, e funcionamento. Mas estamos concluindo e, em breve ninguém precisará mais ir até o centro da cidade para velar e sepultar parentes e amigos”.
O evento ainda contou com a presença de diversas autoridades, secretários municipais, delegado, além dos vereadores Magrão, Regininha, Julinho Car e Rogério Ramos.
Operação
Para definir a operação do terminal rodoviário, a Prefeitura lançou neste ano uma concorrência para outorga de concessão a título oneroso de serviços públicos visando definir uma empresa para administração, operação, exploração comercial de serviços públicos dos dois novos terminais rodoviários do município. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 9 de agosto e a Prefeitura prevê que a empresa inicie as atividades ainda neste segundo semestre.
Terminal Dutra
O Terminal Rodoviário da Presidente Dutra está em fase final de construção com investimentos em torno de R$ 9 milhões, sob responsabilidade da empresa KF Construções e Serviços, numa área total de 9.700m², entre plataforma e área de circulação.
Além das 10 vagas na plataforma de embarque e desembarque e área de estacionamento para ônibus, o espaço terá área administrativa com vestiário e copa para funcionários, guichês, sanitários públicos acessíveis, fraldário, guarda-volume, espaços para locação de pontos comerciais e praça de alimentação.
A nova rodoviária ainda contará com uma praça externa, bem iluminada e com trabalho paisagístico.