06/06 - Secretaria de Planejamento promove curso sobre acessibilidade e discute ações inclusivas

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Obras e Planejamento (SMOP), está realizando o curso “Acessibilidade Aplicada”, que foi conduzido pelo arquiteto Eduardo Ronchetti de Castro.
Realizado de forma presencial, o curso foi direcionado aos profissionais da SMOP e também aberto para servidores públicos de outras secretarias envolvidas no tema. Participaram da iniciativa a Secretaria de Governo e Serviços Públicos, Secretaria de Meio Ambiente, Subprefeitura de Moreira César e Secretaria da Mulher e Direitos Humanos.
A capacitação teve como base a NBR 9050/2020, NBR 16537/2016 e a Lei Brasileira de Inclusão, que trouxeram importante discussão sobre ações inclusivas que podem ser implantadas pela gestão municipal.
O curso tem carga horária de 16 horas e será finalizado na próxima segunda-feira (12) com objetivo principal de proporcionar uma visão universal aos técnicos de modo que os projetos e intervenções no munícipio seja em prol da inclusão. Durante o curso, os profissionais podem conferir a atualização da legislação sobre o tema, bem como conhecer novos processos de acessibilidade e estudos de casos reais.
“As pessoas que possuem alguma limitação de locomoção ou que afetam a sua independência, precisam ter acesso à espaços que ofereçam segurança, conforto e autonomia. A gestão pública tem a obrigação de oferecer o melhor para todos e essa é a nossa meta, motivados sempre a oferecer um serviço de excelência", afirmou a secretária Marcela Franco.
Segundo ela, os projetos públicos novos e as obras em andamento já atendem as normas da ABNT e para os prédios antigos as adaptações serão realizadas, respeitando um cronograma de prazo e financeiro. Para os prédios particulares, a Prefeitura está à disposição para orientar o melhor caminho, seja em projetos novos ou em reformas para que as normas sejam atendidas.
“A cidade em si já vivencia as boas práticas de acessibilidade e inclusão. Pelo fato de ser certificada como Cidade Inteligente e Sustentável, trabalhamos em prol de manter os indicadores que garantem essa certificação. O planejamento urbano estratégico aliado à vontade e compromisso de fazer o melhor só pode ter como resultado uma cidade para todos”, ressaltou Marcela.