Pindamonhangaba terá sala de atendimento jurídico e social voltada à população negra

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com a Comissão de Igualdade Racial da OAB – Subseção 52, lança oficialmente o “Projeto Dr. Luiz Gama: Justiça e Inclusão Racial” em Pindamonhangaba. A iniciativa tem como principal objetivo a criação da Sala Dr. Luiz Gama, um espaço dedicado ao acolhimento jurídico gratuito e fortalecimento da cidadania da população negra no município.
A proposta prevê, além do suporte jurídico prioritário, atividades de orientação profissional, inclusão digital, oficinas de capacitação para o mercado de trabalho e mentorias para microempreendedores negros, bem como eventos beneficentes e ações de conscientização.
Inspirado no legado do abolicionista e jurista Luiz Gama, o projeto visa ampliar o acesso à justiça, promover equidade racial e fortalecer a identidade negra por meio de uma atuação integrada entre o poder público, a sociedade civil e instituições educacionais. A sala será equipada para funcionar como um polo de escuta, acolhimento e apoio social, oferecendo estrutura moderna e ambiente humanizado para atendimentos e atividades formativas.
A comissão da OAB envolvida na iniciativa é formada pela presidente Lilian Alves Figueiredo dos Santos, o vice-presidente Elton Jardel da Silva e a secretária Cícera Maria da Silva Sena. Também participa do projeto o presidente da OAB local, Dr. Aziz Boulos, o presidente do Conselho da Comunidade Negro, Benedito Sérgio Irineu, e a secretária do Conselho, Claudete Horta.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Benedito Irineu, a criação da sala é um marco para o município. “Estamos falando de um espaço histórico, construído com muito diálogo e parcerias sólidas, que visa combater desigualdades estruturais e garantir acesso real aos direitos. A Sala Dr. Luiz Gama é uma conquista da luta coletiva por justiça social e respeito à dignidade da população negra”.