23/08 - Prefeitura prepara campanha de conscientização Setembro Amarelo

A Prefeitura de Pindamonhangaba já está trabalhando para a realização da campanha de conscientização e prevenção do suicídio “Setembro Amarelo”. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do setor de Saúde Mental, e conta com o apoio das demais secretarias da gestão municipal.
Na última segunda-feira (22), as representantes da Saúde Mental se reuniram com o Departamento de Comunicação e com as representantes da nova Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, para explicar o projeto. Participaram da reunião a articuladora de Saúde Mental de Pindamonhangaba, Caroline Rosolem; gestora de planejamento de Saúde, Marlla Christine dos Reis Donola; a diretora de Comunicação, Maria Fernanda Munhoz; a diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti e a diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso.
O Setembro Amarelo é uma campanha que visa falar a respeito do suicídio, um tabu na sociedade, trabalhando para sua prevenção e para o acesso das pessoas a esses recursos. De acordo com a articuladora de saúde mental, “a campanha mostra para as pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e podem procurar ajuda, que todos esses problemas têm uma solução quando recebem o apoio de outras pessoas. Além disso, faz o trabalho de conscientização com quem não está passando por essa situação”, destacou Caroline. Para tanto, a campanha tem o viés otimista, pois a melhor forma de prevenção é garantir uma vida equilibrada em todos os setores.
Fazem parte da campanha ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como concurso de cartazes, além de um workshop no dia 15 de setembro, na Fasc, para discussão do tema. Também será realizada uma ação em parceria com a Gerdau na Praça Monsenhor Marcondes, no dia 17 de setembro.
“Estamos à disposição para trabalharmos juntos. Sob o ponto de vista dos Direitos Humanos, esse é um tema que especialmente nos preocupa e que queremos acompanhar de perto. Acredito que se inicia agora uma parceria duradoura com a Secretaria de Saúde, dentro da visão de gestão integrada do prefeito dr. Isael Domingues”, disse a diretora Cidinha Pedroso.
“Toda a ajuda é bem-vinda. Precisamos da parceria dos diversos setores da gestão municipal para o sucesso dessa iniciativa”, destacou Caroline Rosolem.