17/03 - Mulheres do Azeredo assistem palestra sobre direitos e empoderamento feminino

As mulheres da Escola Municipal Professor Mário de Assis, no Azeredo, participaram de uma palestra dia 10 de março promovida pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. O ato fez parte da programação do Mês da Mulher, que inclui eventos e ações em parceria com outras secretarias e com o Conselho do Direitos da Mulher.
“A palestra evidenciou o histórico da mulher na sociedade desde os primórdios da civilização, até os dias de hoje, exemplificando com relações sociais onde o machismo ainda se faz presente e o preconceito acontece também por parte das mulheres quando reproduzimos estereótipos como ‘chorar é coisa de menina’, ou ‘mulher dirige mal’, dentre outros”, disse a diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti.
Ela explicou que a palestra sobre Direito e Empoderamento da Mulher atendeu o pedido da professora Patrícia Campos. A educadora lembrou que “a palestra faz parte do projeto de responsabilidade social e cidadania da escola, que tem como objetivo empoderar e abordar os direitos das mulheres. O projeto será desenvolvido com toda comunidade escolar, mães, tias, avós, irmãs, alunas, funcionárias e professoras, atenderá também o público masculino para que todos possam conhecer e se conscientizar que o ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’”.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, ressaltou a luta pelos direitos femininos e abordou grandes nomes de mulheres “empoderadas”, “como Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, Maria Quitéria e Glória Maria, mulheres fantásticas, atemporais e extraordinárias que nos ensinaram pelo exemplo de vida”.
Baseado nas histórias dessas mulheres, o tema Empoderamento Feminino foi abordado para que “as mulheres busquem e tenham o autoconhecimento, identificando suas potencialidades, seus limites, tendo consciência de seus direitos, se conheçam e se aceitem cada vez mais”, completou Letícia.
Para Luciana Simonetti, “a mulher que conquista mais consciência sobre seus próprios pontos fortes ganha, essencialmente, a oportunidade de utilizá-los a seu favor”.
Ela lembrou que a programação segue durante todo o mês de março “e que terá um impacto relevante e norteador para o mapeamento e elaboração de políticas públicas voltadas para as mulheres”.