14/09 - Secretaria de Direitos Humanos participa de encontro com delegadas da mulher

14/09 - Secretaria de Direitos Humanos participa de encontro com delegadas da mulher

Membros da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba participaram de um encontro com as delegadas do Vale do Paraíba, na Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), em São José dos Campos, na última semana.
O secretário da pasta, João Carlos Salgado, e a diretora da Família, Luciana Simonetti, juntamente com cerca de 30 profissionais de outros municípios, acompanharam dados estatísticos sobre violência familiar e contra a mulher e formas de combater o ato.
Na ocasião, foi apresentado o Programa Rede Girassol, desenvolvido no município de Tupã-SP. O programa se destina a amparo e proteção às mulheres vítimas de violência, por meio de estratégia de mobilização dos agentes de segurança, saúde e socioassistencial, funcionando como um pacto de atuação, acolhimento, encaminhamento psicológico, jurídico e social às pessoas que sofrem a ação.
A equipe de Pindamonhangaba foi convidada a participar pela delegada da mulher do município, Dra. Ângela Aparecida Cabral Aguiar. O secretário João Carlos Salgado explicou a importância de conhecer outras iniciativas. “É fundamental debatermos a questão da violência contra a mulher com outras cidades. Com essa troca de experiências poderemos aprimorar nossos meios de proteção e acolhimento às vítimas de violência”.
A diretora da Família, Luciana Simonetti, disse que “a Prefeitura vai continuar acompanhando e analisando projetos que protejam a mulher vítima de violência, juntamente com a equipe da Delegacia de Defesa da Mulher e de outros órgãos, visando criar ações e projetos de amparo às mulheres”.
A iniciativa do evento partiu da delegada assistente da seccional da delegacia de Polícia Civil de São José dos Campos, Ana Paula Medeiros Monteiro de Barros.